Criado em 16 de Agosto de 2018 às 16:10

Inep lança aplicativo do Enade para smartphones e tablet

Os participantes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) agora contam com um aplicativo para resolver várias situações relacionadas ao Exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou o App Enade nesta terça-feira, 14 de agosto, e ele já está disponível nas plataformas Google Play e Apple Store. Com a nova tecnologia, todas as etapas de responsabilidade do participante podem ser feitas por meio de smartphones e tablets.

No aplicativo é possível consultar, de maneira rápida e fácil, o cronograma completo do Exame, um mural de avisos que é constantemente atualizado pelo Inep com as principais informações, além de uma seção de perguntas frequentes. Pelo app será possível preencher o cadastro, solicitar atendimento especializado/específico/por nome social, se necessário. O Questionário do Estudante também poderá ser preenchido pela nova ferramenta, dando acesso à consulta ao local de provas, quando essa informação estiver disponível.

Na última terça-feira, 14 de agosto, o Inep abriu o período de cadastro dos estudantes concluintes habilitados ao Enade 2018, que deve ser feito até 21 de novembro, às 23h59 (Horário de Brasília – DF), pelo Sistema Enade ou pelo Aplicativo do Enade. Só podem se cadastrar os estudantes que foram previamente inscritos pelos Coordenadores de Curso. Para realizar o cadastro é necessário selecionar a opção “Primeiro Acesso” para criar login e senha.

Também foi aberto o período para solicitação de atendimento específico e especializado. As duas etapas são responsabilidade do estudante e foram introduzidas na edição passada do Exame. Este ano, serão avaliados estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel em 14 áreas, além de 13 áreas que conferem diploma de tecnólogo. O estudante habilitado que não identificar sua inscrição no Sistema Enade deverá solicitar esclarecimentos e providências diretamente com o Coordenador de Curso, que terá até 31 de agosto para retificar as inscrições. Também é responsabilidade do estudante verificar se o cadastro foi concluído com sucesso, para garantir que possa responder ao Questionário do Estudante e participar da prova em 25 de novembro.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por dois instrumentos obrigatórios: uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no Exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade.

Confira aqui a a relação de estudantes da Ufopa por curso inscritos no Enade 2018.

Seção de Regulação de Cursos/Proen

Fonte: Inep/MEC