Ultima atualização em 7 de Janeiro de 2022 às 21:54

IV InterPET do Oeste do Pará do Programa de Educação Tutorial da Ufopa ocorrerá dia 13 de janeiro

O Programa de Educação Tutorial (PET/MEC/FNDE) da Ufopa realizará, nesta quinta-feira, 13 de Janeiro de 2022, o IV INTERPET do Oeste do Pará. A programação ocorrerá durante todo o dia, em formato online e, contará com a participação de estudantes dos cursos oferecidos na instituição.

O objetivo do evento é compartilhar com a comunidade acadêmica os resultados dos projetos desenvolvidos no âmbito do grupo PET "Conexões de Saberes de Estudos Interdisciplinares: Comunidades do Campo" e do Grupo PET "Bacharelado Interdisciplinar em Tecnologia da Informação do (IEG)", sendo resultado de parceria entre o PET/MEC/FNDE/UFOPA, organizado pelos grupos PET vinculados ao Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) e o Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), com apoio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen).

Na oportunidade, contará com presença do Profº. Dr. Bruno Braulino Batista (Diretor de Pesquisa/Proppit/UFOPA) na abertura do evento com a palestra: Os desafios de Pesquisa, do Ensino e da Extensão para os grupos PET. Haverá apresentação de trabalhos advindos dos projetos desenvolvidos pelos dois grupos PET da UFOPA. Os participantes terão direito a certificados de participação.

Inscrições gratuitas: Link do Evento https://www.even3.com.br/interpet2021ufopa/

Acesso ao evento pelo Google Meet: https://meet.google.com/yje-ssqx-sum

Programação - Manhã

9:00 horas – Abertura com representantes da PROCCE, PROEN, PROPPIT, Diretoria do CFI e do IEG e tutores do Programa PET/CFI e PET/IEG

9:40 horas – Notas sobre Interdisciplinaridade: o que é e como realizá-la no ambiente acadêmico? Profa. Dra. Lígia Meres Valadão (CFI/UFOPA)

10: 20 horas – A importância de Projetos Integrados em Pesquisa, Ensino e Extensão na UFOPA. Prof. Dr. Bruno Braulino Batista (PROPPIT)

11: 00 horas – Apresentações dos trabalhos acadêmicos produzidos pelos alunos.

11:00 – 11:30 – Apresentação PET/CFI
Organização social e relações culturais no século XIX: o olhar de viajantes europeus sobre uma cidade amazônica.
Adrielle Cristina Maciel de Araújo - Petiana
Isabel Teresa Creão Augusto - Orientadora

11:30- 12:00 – Apresentação PET/CFI
Os desafios do estágio supervisionado I no ensino de ciências para graduandos.
Eurilene Prata Jaty - Petiana
Dércio Duarte Pena - Orientador

Programação - Tarde

13:00-13:30 -Apresentação PET/CFI
Avaliação epidemiológica da presença de mercúrio em pacientes moradores das zonas rurais que consomem peixes na região amazônica.
Darcy Pereira Fernandes Filho - Petiano
Heloisa Nascimento – Orientadora

13:30-14:00 – Apresentação PET/CFI
Revisão bibliográfica sobre vocalização de anfíbios anuros em poças temporárias