Ultima atualização em 26 de Novembro de 2020 às 17:08

Proen lança "Série Cadernos de Formação e Apoio Discente"

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, considerando os desafios impostos para o ensino superior nas universidades públicas no contexto da pandemia do Covid 19, continua realizando ações de formação pedagógica. Nesse sentido, disponibiliza a publicação da Série Cadernos de Formação e Apoio Discente, pensada para formar e apoiar os discentes na organização do estudo remoto. São estratégias desenvolvidas para que sejam garantidos o direito de acesso dos estudantes à educação superior respeitando a diversidade socioeconômica e cultural da comunidade acadêmica da Ufopa.

Inicialmente a série apresenta o caderno 1 “Orientações Gerais para o Estudo Remoto” que tem por objetivo apresentar algumas sugestões de aprendizado, disponíveis em hiperlinks no repositório de instituições públicas de referência no país. Visa ainda buscar alternativas de organização, apoio institucional para o estudo remoto e refletir sobre o contexto pedagógico sócio educacional e tecnológico frente aos desafios atuais.

É um movimento de colaboração e parceria entre Proen, Progep, Proges, unidades e subunidades acadêmicas e administrativas da sede e campi. A série contará com outros cadernos que serão construídos a partir de sugestões, proposições e colaborações de integrantes da comunidade acadêmica.

Assim, a Proen está à disposição, remotamente, oferecendo aos professores e estudantes suporte e apoio pedagógico por meio da Diretoria de Ensino, Diretoria de Registro Acadêmico e Coordenação de Ensino. (de.proen@ufopa.edu.br /dra.proen@ufopa.edu.br /coord.ensino@ufopa.edu.br).

Caderno 1 - Orientações Gerais para o Estudo Remoto

Proen/Ufopa