Criado em 3 de Dezembro de 2020 às 11:51

Ufopa aprova retomada do calendário acadêmico 2020

Em reunião realizada no dia 24 de novembro de 2020, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Ufopa aprovou a retomada do calendário acadêmico 2020 para os cursos de graduação, com retificação das datas para os semestres 2020.1 e 2020.2. A Resolução nº 334/2020 de 25 de Novembro de 2020, com orientações e procedimentos gerais, foi publicada pela Reitoria nesta quinta-feira, 26 de novembro.

Suspensas desde 3 de abril de 2020, as aulas do semestre 2020.1 serão retomadas no dia 1º de fevereiro de 2021 e seguem até 30 de abril. Entretanto, as solicitações de matrículas em atividades acadêmicas como trabalhos de conclusão de curso, atividades complementares e estágios estão abertas para os discentes desde o último 16 de novembro.

Ao final do semestre 2020.1, o calendário prevê um recesso de 16 dias para transição entre os semestres. "Mesmo estando de recesso, os docentes e discentes deverão ficar atentos às datas de lançamento de notas, consolidação das turmas e solicitação de matrículas para o novo semestre", avisa a diretora de Registro Acadêmico da Ufopa, Daiane Taffarel.

As aulas do semestre 2020.2 se iniciarão no dia 17 de maio de 2021 e se encerrarão dia 31 de agosto. Para o meio desse segundo semestre estão previstas três semanas de férias para alunos e professores, no período que vai de 12 a 31 de julho.

A resolução prevê ainda que as aulas deverão ocorrer, prioritariamente, de forma remota. Em última instância, as atividades semipresenciais poderão ser liberadas, desde que garantidas as normas previstas no Plano de Biossegurança da Ufopa e demais documentos norteadores dos órgãos de saúde e vigilância sanitária, incluindo o limite máximo de 25% da lotação do local, respeitando o distanciamento de 2 metros entre cada pessoa e o uso obrigatório de máscaras. "Para quem ainda não se sente à vontade para retornar às aulas nesse momento, será permitido trancar o curso. Também haverá um período para cancelamento de matrículas em componentes, caso o aluno se sinta sobrecarregado com o número de disciplinas”, explica Daiane.

Para os candidatos que desejam ingressar na Ufopa em 2021, as aulas devem iniciar-se no segundo semestre do ano que vem, em data ainda a ser definida.

Confira aqui a Resolução nº 334/2020 na íntegra

Proen/Ufopa - Com informações do Comunica