Ultima atualização em 1 de Setembro de 2021 às 18:23

Ufopa divulga relação dos estudantes inscritos no ENADE 2021

A Universidade Federal do Oeste do Pará, por meio da Seção de Regulação de Cursos da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, divulga a relação com os nomes dos estudantes inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. Nesta edição, serão avaliados os cursos de bacharelado em Licenciatura em Ciências Biológicas; Licenciatura e Bacharelado em Geografia; Licenciatura em História; Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa; Licenciatura em Letras - Português e Inglês; Licenciatura em Pedagogia; Licenciatura em Química; Bacharelado em Ciência da Computação; Bacharelado em Ciências Biológicas e Bacharelado em Sistemas de Informação ofertados na sede e os cursos de Licenciatura em Pedagogia ofertado no campus de Óbidos e os cursos de Bacharelado em Ciências Biológicas e Sistemas de Informação ofertados no campus de Oriximiná. No total, foram inscritos 466 estudantes concluintes vinculados a esses cursos de graduação.

Nos termos do Edital nº 36/2021/INEP/MEC, que rege o Enade 2021, consideram-se habilitados junto ao Enade todos os estudantes ingressantes que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2021 e que tenham de 0 (zero) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso ou estudantes concluintes que tenham integralizado 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do curso  e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2021, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até julho de 2022.

Ressaltamos que, os estudantes concluintes inscritos deverão, obrigatoriamente, realizar o cadastro, preencher o Questionário do Estudante e fazer a prova do Enade, que será aplicada no dia 14 de novembro de 2021. A ausência de realização desses procedimentos gera irregularidade, impossibilitando ao discente outorgar grau e receber o diploma. Todos os prazos para esses procedimentos serão publicados no site www.ufopa.edu.br/proen. Abaixo, seguem as ações que devem ser realizadas pelos estudantes concluintes diretamente no Sistema Enade no link http://enade.inep.gov.br/enade.

Cronograma Enade 2021

Ação

Cadastro dos Estudantes Concluintes

Estudante

Do dia 19 de julho de 2021 ao dia 13 de novembro de 2021 às 23h59.

Solicitação de Atendimento Especializado, Específico e/ou pelo nome social dos Estudantes Concluintes.

Do dia 30 de agosto ao dia 3 de setembro de 2021 às 23h59.

Preenchimento do Questionário do Estudante

Do dia 30 de agosto ao dia 13 de novembro de 2021 às 23h59.

Indicação do curso pelo Estudante Concluinte de mais de uma inscrição (Dupla Graduação)

Do dia 30 de agosto ao dia 17 de setembro de 2021 às 23h59.

Aplicação da Prova somente para Estudantes Concluintes

Das 13h30 às 17h30 do dia 14/11/2021, horário de Brasília, DF.

Sobre o Enade - O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. O objetivo do Enade é aferir o desempenho dos Estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais ou no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Para mais informações:

Proen/Ufopa