Ultima atualização em 5 de Abril de 2021 às 16:55

Ufopa lança edital de Processo Seletivo Regular 2021

A Comissão Permanente de Processos Seletivos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) publicou nesta segunda-feira, 5 de abril de 2021, o Edital de Abertura do Processo Seletivo Regular Unificado 2021, destinado a selecionar candidatos para o provimento de vagas nos cursos de graduação da universidade, tanto para o campus-sede, em Santarém, quanto para os demais campi da Ufopa, localizados em Oriximiná, Óbidos, Monte Alegre, Alenquer, Itaituba e Juruti.

Neste ano, a Ufopa está ofertando 1405 vagas, sendo 1131 vagas para os cursos do Campus de Santarém,38 vagas para o curso do Campus de Alenquer, 38 vagas para o curso do Campus de Monte Alegre, 54 vagas para os cursos do Campus de Oriximiná, 36 vagas para o curso do Campus de Itaituba, 72 vagas para os cursos do Campus de Juruti e 36 vagas para o curso do Campus de Óbidos.

Das vagas oferecidas, 706 vagas serão destinadas para o sistema de ingresso por cotas sociais, destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Não estão incluídos como egressos do Sistema Público de Ensino Médio candidatos que tenham cursado disciplinas ou parte do Ensino Médio em escolas particulares, comunitárias, filantrópicas, confessionais ou pertencentes ao Sistema S (Sesc, Senai, Sesi e Senac), independentemente de sua gratuidade ou da percepção de bolsa de estudos, ainda que custeadas pelo Poder Público.

NOVOS CURSOS: Em 2021, a Ufopa irá ofertar dois novos cursos em Santarém: Engenharia Mecânica, pelo Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), e Ciências Ambientais, pelo Centro de Formação Interdisciplinar (CFI).

INSCRIÇÕES: Para participar, o candidato deve ter concluído o ensino médio ou equivalente e deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2019 ou 2020. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas exclusivamente via Internet, através do endereço www.ufopa.edu.br/psr2021. O período para inscrições inicia-se nesta segunda-feira, 5 de abril, e segue até as 23h59 do dia 5 de junho de 2021.

Para se inscrever, o candidato deve possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um endereço de e-mail válido e único. É preciso preencher corretamente todos os dados solicitados, inclusive as informações sobre o perfil socioeconômico, além de indicar a opção de curso desejado. O candidato poderá corrigir seus dados pessoais e de sua solicitação de inscrição – com exceção do número do CPF – diretamente no sistema de inscrição da Ufopa até a finalização do período de inscrições.

Alguns critérios serão considerados como forma de eliminação automática deste Processo Seletivo:

1. O candidato ter faltado em, pelo menos, um dia de prova do Enem 2019 ou 2020;
  2. Ter obtido nota inferior a 450 na redação na prova do Enem 2019 ou 2020;
  3. Ter obtido pontuação média das quatro áreas temáticas inferior a 400 na prova do Enem 2019 ou 2020.

Caso o candidato tenha participado do Enem nos dois anos, 2019 e 2020, será escolhida a maior nota.

Habilitação e preenchimento de vagas – Estão previstas duas convocações no PSR 2021. Os candidatos serão convocados através de um edital específico, a ser divulgado na página www.ufopa.edu.br/proen. Ao serem convocados, deverão seguir as orientações para realizar a habilitação. Por conta da pandemia de Covid-19, o processo de habilitação terá alguns procedimentos alterados este ano. Estes procedimentos serão publicados em edital complementar. Os candidatos devem ficar atentos às divulgações no site da instituição. O início das aulas do período letivo está previsto para 5 de outubro de 2021.

Confira aqui o edital do PSR/Ufopa 2021 na íntegra

Local de Inscrição para o PSR/Ufopa 2021