Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 25 de Junho de 2021 às 06:21

A importância da FISPQ

24 de Junho de 2021 às 12:49

Você realmente conhece os produtos químicos que manipula em seu ambiente de laboral? Caso necessário, como procederia nas situações abaixo?

·         Acidente com inalação de produtos químicos;

·         Ingestão de produtos químicos;

·         Acidente por queimaduras térmicas;

·         EPIs adequados aos riscos dos reagentes manipulados;

·         Contato acidental com líquidos criogênicos;

·         Controle de vazamentos ou derramamento de produtos químicos.

/media/file/site/progep/imagens/2021/9bfd8b10d562e3ac52b98229e73d32c4.png

Fonte: Canva

Se você ficou inseguro para responder aos questionamentos acima, provavelmente desconhece os riscos envolvidos em sua rotina de trabalho. Sugerimos que leia atentamente, bem como divulgue as informações das FISPQs dos reagentes presentes no laboratório.

Isso porque a medida mais importante nestes casos é o PLANEJAMENTO das medidas de controle a acidentes e emergências, incluindo socorro médico e contenção de derramamentos através da análise das informações pertinentes nas FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) dos produtos do laboratório.

Para quem ainda não está muito familiarizado com as FISPQ, ela é normatizada pela NBR 14725-4:2014 e deve apresentar informações quanto a identificação do produto e da empresa; identificação dos perigos; composição e informações sobre ingredientes; medidas de primeiro socorros; medidas de combate a incêndio; medidas de controle para derramamento ou vazamento; manuseio e armazenamento; controle de exposição e proteção individual; propriedades físico-químicas; estabilidade e reatividade; informações toxicológicas; informações ecológicas; considerações sobre o tratamento e disposição do reagente; informações sobre transporte; regulamentações; e, outras informações pertinentes.

O planejamento do trabalho no laboratório exige o preparo para casos de emergência. Se você tiver um plano de contingência sobre como atuar nestes casos, a probabilidade de tomada de atitudes rápidas e corretas será muito maior do que se a situação de emergência o surpreender desprevenido. Já que em uma emergência geralmente não haverá tempo para a consulta de documentos ou de guias.

COMPREENDA OS PERIGOS DO LABORATÓRIO

/media/file/site/progep/imagens/2021/8bfd28861a88bb5fbe4ce0b3e70085d0.png

Fonte: Canva

Pessoas que trabalham com compostos químicos perigosos devem conhecer os riscos associados a estes produtos e as medidas para prevenir acidentes e, se os acidentes acontecerem, como se comportar nestes casos. Os riscos de produtos químicos estão descritos nas FISPQ. Assim como compostos sintetizados no laboratório devem ser submetidos a uma análise detalhada para identificar os riscos associados a eles.

ACESSO À FISPQ

/media/file/site/progep/imagens/2021/131f280211180214edb12d5059e6e852.png

Fonte: Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante

 

Laboratórios com uma gestão séria disponibilizam as FISPQ em suas páginas na internet. Geralmente há uma área específica e facilmente identificável pelo internauta. Entretanto, também temos páginas como a da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), ou do INCHEM (Internationally Peer Reviewed Chemical Safety Information)  onde se pode buscar informações sobre os reagentes a partir das suas denominações como a partir do número C.A.S. (número de registro fornecido pelo Chemical Abstrats Service). Outra forma que garantir o fornecimento das fichas de segurança dos reagentes adquiridos é especificar no processo de aquisição dos reagentes a obrigatoriedade do fornecedor ter de apresentá-la no momento na entrega dos produtos.

Referências

Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz. Manual para interpretação de informações sobre informações químicas. Disponível em: http://renastonline.ensp.fiocruz.br/sites/default/files/arquivos/recursos/Manual_Subst_Quim.pdf

Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. NBR 14725-4:2014 Ficha de informações de segurança de produtos químicos (FISPQ). Disponível em: https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=325473

Ministério da Economia. Norma Regulamentadora nº 26 – Sinalização de Segurança. Disponível em: https://www.gov.br/trabalho/pt-br/inspecao/seguranca-e-saude-no-trabalho/normas-regulamentadoras/nr-26.pdf

DSQV/Ufopa

24/06/2021