Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 4 de Março de 2022 às 16:16

Dia Mundial de Combate às LER/DORT

4 de Março de 2022 às 16:15

O dia 28 de fevereiro foi escolhido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) - agência integrante da Organização das Nações Unidas (ONU). A criação da data objetiva alertar a população e chamar a atenção das autoridades a respeito da importância de adotar cuidados e medidas preventivas contra às LER/Dort.

Levantamento do Ministério da Saúde (2019) mostra que de 2007 a 2016 o total de notificações cresceu 184%. Em 10 anos, as duas somam 67.599 casos entre os trabalhadores do país.

As Ler/Dort são relacionadas ao trabalho, afetam a qualidade de vida trabalhador, sua produtividade laboral, seu comprometimento profissional e vida financeira.

Mas, o que é LER?

É a sigla para “Lesões por Esforços Repetitivos” e representa um grupo de afecções do sistema musculoesquelético.

O que é DORT?

Representa a sigla para “Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho” e foi introduzida para substituir a sigla LER, pois a maioria dos trabalhadores com sintomas no sistema musculoesquelético não apresenta evidência de lesão em qualquer estrutura; outra razão é que além do esforço repetitivo (sobrecarga dinâmica), outros tipos de sobrecargas no trabalho podem ser nocivas para o trabalhador.

Os distúrbios osteomusculares ocupacionais mais frequentes no país são as tendinites (particularmente do ombro, cotovelo e punho), as lombalgias (dores na região lombar) e as mialgias (dores musculares) em diversos locais do corpo.

Quais os sinais e sintomas de LER/DORT?

São múltiplos e diversificados, podendo-se destacar:

  • Dor localizada, especialmente nos membros superiores e dedos;
  • Dificuldade de movimentação;
  • Fraqueza, cansaço, peso, dormência, formigamento, sensação de diminuição, perda ou aumento de temperatura e sensibilidade;
  • Redução na amplitude do movimento;
  • Dificuldades para o uso dos membros, particularmente das mãos, e, mais raramente, sinais flogísticos e áreas de hipotrofia ou atrofia.

Atenção! Se você apresenta ou apresentar algum desses sintomas, procure assistência médica. Quanto mais precoce for o diagnóstico e o tratamento, mais eficiente será o tratamento.

Medidas de prevenção:

·         Manter postura apropriada durante o horário de trabalho, com as costas eretas, seja em pé ou bem apoiadas no encosto da cadeira quando sentado.

·         Fazer pausas e alongamentos a cada 60 minutos.

·         Respeitar os limites do corpo.

·         Utilizar apoios ergonômicos para os punhos e pés durante a utilização do computador.

·         Manter o monitor na altura dos olhos para evitar a sobrecarga no pescoço.

·         Utilizar cintas e outros acessórios de proteção fornecidos pela empresa ao executar tarefas que exigem força física.

·         Praticar exercícios físicos regularmente.

·         Manter um estilo de vida saudável, com sono de qualidade, boa alimentação, condicionamento físico e manutenção da saúde em geral.

Ações relacionadas desenvolvidas pela DSQV:

A DSQV por meio da CQVP (Coordenadoria de Qualidade de Vida e Apoio Psicossocial), possui projetos como Gestação Ativa, Pilates Solo, PrevDORT e fornece sessões de Fisioterapia. Entretanto, estão temporariamente paralisados na pandemia. Assim que forem retomados, os servidores da universidade serão informados.

O tratamento:

Depende sempre do diagnóstico preciso, corrigindo as causas no ambiente de trabalho e instituindo um plano terapêutico adequado.

Para mais informações envie e-mail para: cqvp@ufopa.edu.br

REFERÊNCIAS:

Associação brasileira de advogados trabalhistas. Acessado em: http://www.abrat.adv.br/index.php/textos/8955-28-de-fevereiro-dia-mundial-de-combate-as-ler-dort.

Escola Paulista de Enfermagem – Unifesp. Acessado em: https://sp.unifesp.br/epe/camgrad/noticias/28-de-fevereiro-e-dia-mundial-de-combate-as-ler-dort.

Fundacentro¹. Acessado em: https://www.gov.br/fundacentro/pt-br/assuntos/noticias/noticias/2016/2/pesquisadores-da-fundacentro-comentam-sobre-a-lerdort.

Fundacentro². Acessado em: https://www.gov.br/fundacentro/pt-br/assuntos/noticias/noticias/2020/3/a.

Sociedade Brasileira de Reumatologia. Acessado em: https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/ler-dort/

DSQV/Ufopa

04/03/2022