Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 24 de Agosto de 2022 às 09:17

Equipe de segurança da Ufopa informa sobre a escolha correta de calçados para saúde ocupacional

24 de Agosto de 2022 às 09:17

SEGURANÇA NO COTIDIANO – A ESCOLHA DO CALÇADO

Os pés, que são as principais “ferramentas” de locomoção humana, sustentam e dão apoio ao corpo diariamente. Assim, merecem atenção e cuidados, principalmente com os calçados que os protegem, ou que por vezes acabam por agredi-los.

Diante da necessidade do ser humano em proteger seus pés das intempéries e do incômodo de andar sobre pedras e sujeira ou do perigo de pisar em algum animal peçonhento, surgiu o calçado.

Atualmente, mais do que a proteção dos pés, o calçado, representa um item importante do mundo da moda ao meio esportivo. Todavia, a sua função primordial – a proteção dos pés -deve se manter soberana, principalmente quando se fala em saúde e segurança ocupacional.

Desse modo, a escolha adequada do calçado refletirá na prevenção de riscos ao transitarmos por ruas, calçadas, escadas, corredores e saguões, visto que esses ambientes podem apresentar um risco de acidente, como um piso molhado, escorregadio, irregular, defeituoso ou a presença de obstáculos. Sem contar os fatores como a agitação no cotidiano de trabalho, a desatenção pelo uso do celular, dentre outros.

Considerando que a escolha adequada do modelo de calçado pode prevenir problemas para a saúde dos pés e acidentes em serviço, a Coordenação de Vigilância em Saúde do Servidor – CVSS elencou observações a serem consideradas na escolha do calçado de trabalho:

  • Prefira calçados com boa tração ou mesmo antiderrapantes. Eles exercem maior atrito junto ao piso, trazendo equilíbrio e dificultando a ocorrência de escorregões;

  • Opte por sapatos em que o “bico” não aperte os dedos (devem acompanhar o formato do pé). Sob uso constante, os sapatos de bico fino, podem causar deformação nos dedos e unhas metatarsalgia (dor que afeta a parte anterior dos pés), calosidades e joanetes;

  • Recomenda-se o uso de salto alto de 3 a 5 cm para o uso constante. A recomendação se deve ao fato do salto de 6 cm de altura fazer com que 75% do peso seja projetado na região do metatarso, enquanto 25% do peso é direcionado sobre o calcâneo. Resulta na altera da pisada.

  • Evite calçados de salto alto de base fina, como o salto agulha, visto que ele dificulta a mobilidade em solos espaçados, como pisos de madeira afastados, estruturas de metal com intervalos, ou mesmo solos não pavimentados, pois o salto pode entrar em frestas e acabar ficando preso. A instabilidade pode também ocasionar torções de tornozelo em momentos de desequilíbrio;

  • Especialistas não recomendam o calçado do tipo plataforma, sob uso constante, pois dificultam a circulação sanguínea e podem promover o desgaste das articulações dos pés e joelhos e favorecem torsões do tornozelo, metatarsalgia e calosidade;

  • Utilize o calçado de acordo com os riscos a que estiver exposto. Ou seja, sob algumas condições, você deve utilizar um calçado de segurança;

  • E por último, mas não menos importante, ande, não corra e regule seu andar de acordo com a superfície de caminhada.


 

REFERÊNCIAS:

BIASON, D. F.; SEGUNDO, M. J.; COMERLATO, T. Influência do uso de calçado de salto alto no equilíbrio e na flexibilidade. PERSPECTIVA, Erechim. v.37, n.137, p.7-15, março/2013. Disponível em: < https://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/137_320.pdf>. Acesso em: 18 ago 2022.

RIGHETTO, Mariana Marinoni. O conforto no calçado feminino com ênfase no conforto psico-social. 2013. Tese de Doutorado - Universidade do Minho Escola de Engenharia. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/28665. Acesso em: 18 ago 2022.

SALA, S. M. F.; FERNANDES, C. A.; MERINO, E. A. D.; MORO, A. R. P. Ergonomia Física Aplicada: o caso do calçado de salto alto. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 2, n. 3, p. 37 - 55, 2014. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/5668>. Acesso em: 17 ago 2022.

WARTCHOW, Martina. Calçados profissionais: passos da evolução. Revista Proteção. Novo Hamburgo - RS, 2017. Disponível em: https://protecao.com.br/destaques-da-revista-protecao/calcados-profissionais-passos-da-evolucao/. Acesso em: 17 ago 2022.

KADESH EQUIPAMENTOS PROFISSIONAIS. Segurança do trabalho e proteção para os pés: qual a relação?. Disponível em: <https://kadeshcalcados.com.br/2019/08/07/seguranca-do-trabalho-e-protecao-para-os-pes-qual-a-relacao/>. Acesso em: 18 ago 2022.

DSQV/Ufopa

24/08/2022