Criado em 14 de Março de 2023 às 13:59

Ufopa disponibiliza Manual de Boas Práticas Laboratoriais

14 de Março de 2023 às 13:59

A Coordenação de Vigilância em Saúde do Servidor (CVSS/DSQV/UFOPA) tem a satisfação de publicizar o Guia de Boas Práticas Laboratoriais, elaborado por sua equipe, com a finalidade de sistematizar e organizar informações relevantes, que devem ser observadas pelos usuários dos laboratórios da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
Boas práticas laboratoriais são um conjunto de normas, procedimentos e atitudes de segurança que objetivam minimizar acidentes graves, lesões e contaminações que possam
comprometer a saúde das pessoas em ambiente laboratorial, aumentando assim a segurança no local de trabalho.

Este Guia de Boas Práticas Laboratoriais aborda com prioridade o risco biológico, químico e ergonômico, visto que esses são os que se associam, de modo predominante, às
atividades laboratoriais e representam maior vulnerabilidade para adoecimentos e acidentes de trabalho, caso as medidas preventivas estejam ausentes ou reduzidas.

A descrição das boas práticas laboratoriais não se esgota neste Guia, sendo aqui apresentada uma abordagem básica para incentivar que as atividades de ensino e pesquisa nos
laboratórios somente iniciem com o atendimento dos critérios mínimos de segurança. Além disso, espera-se que este documento seja o ponto de partida para que as equipes de trabalho dos laboratórios elaborem seus próprios protocolos de segurança, com base nas especificidades das atividades que desenvolvem.

O princípio da prevenção deve ter máxima prioridade, já que envolve questões legais, morais e interfere significativamente no desempenho organizacional, para o atendimento
de metas e objetivos.

DSQV/Ufopa