Ultima atualização em 12 de Junho de 2023 às 17:33

Projetos de promoção da saúde

Projetos desenvolvidos pela CQVP

Atitude e Saúde

/media/file/site/progep/imagens/2018/ecc27697fd5fe815e63a013a48de9832.png

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos servidores. Em busca da prevenção e controle das doenças e agravos não transmissíveis!

Metamorfose

/media/file/site/progep/imagens/2018/7a67107466c4aee9c1a5eb5927690499.jpg

O Metamorfose é o Projeto de Preparação para Aposentadoria (PPA) da UFOPA, que visa promover a adaptação à aposentadoria e estimular o envelhecimento ativo, em prol do bem-estar do servidor público federal, como forma de evitar danos à saúde mental do servidor e diminuir o sofrimento psíquico em razão de seu afastamento do trabalho. Inicialmente voltado ao público prestes a solicitar aposentadoria e os recém aposentados, o projeto também no futuro passará a trabalhar com os servidores mais jovens, de forma a viabilizar um planejamento antecipado para esse período pós-carreira.

Pilates Solo

/media/file/site/progep/imagens/2023/a49b228f0e92528aa4128062e950aed8.png

O Pilates é um método que utiliza o peso do próprio corpo para execução de exercícios e traz inúmeros benefícios para a saúde e bem estar de quem o pratica, incluindo melhoria da postura e da consciência corporal e alívio de dores musculoesqueléticas. As aulas são realizadas sob a responsabilidade da fisioterapeuta da DSQV, duas vezes por semana, com duração de uma hora de exercícios físicos do método Pilates de condicionamento físico.

Dias de atividades:

Terça e quinta-feira  às 18h, na sala 116 do BMT - Unidade Tapajós (turma 1);

Terça e quinta-feira  às 19h, na sala 116 do BMT - Unidade Tapajós (turma 2);

A inscrição  deve ser realizada por meio de formulário digital, sendo considerada a ordem de inscrição para a seleção dos inscritos. Há uma lista de espera devido ao número de inscrições superior ao número de vagas. São disponibilizadas apenas  8 (oito) vagas por turma, em virtude da limitação de espaço físico e materiais.

Os inscritos que ultrapassam um limite de 3 faltas consecutivas sem justificativa são considerados desistentes e a vaga é ofertada ao próximo inscrito da lista de espera.

Clique para se inscrever na lista de espera.

Clique para ver as listas de espera e de participantes

PrevDORT

/media/file/site/progep/imagens/2023/f641b99df6c265a63ad5008507040bbf.png

O projeto consiste em visitas setoriais com orientações sobre ergonomia e postura pela fisioterapeuta Marissol Almeida, com análise do posto de trabalho de cada servidor, além da orientação de prática de exercícios de cinesioterapia laboral dentro do próprio ambiente de trabalho. As atividades do projeto devem ser previamente agendadas pelos setores interessados, por meio da Agenda Digital disponível abaixo . A realização das atividades educativas é de grande valia para sensibilizar os servidores no que tange aos riscos ergonômicos relacionados ao trabalho em ambientes administrativos (posturas e mobiliário), visando a diminuir o adoecimento e o índice de afastamentos para tratamento de saúde em casos de DORTs (Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho), aumentar a produtividade do órgão e melhorar a saúde e qualidade de vida dos servidores.

Clique aqui para agendar a visita setorial

Saúde da Voz Docente

Realizar ações voltadas a saúde da voz dos servidores docentes da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA.

DSQV Itinerante

Integrar a sede da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) aos campi de Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, a fim de contribuir para a promoção da qualidade de vida do servidor.

Inclusão para PCD’s

Desenvolver ações que contribuam para o estabelecimento de uma política inclusiva voltada aos servidores com deficiência da Ufopa.