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Ultima atualização em 29 de Junho de 2022 às 11:18

Atendimento Multiprofissional ao Servidor

Com vistas à promoção da saúde e qualidade de vida dos servidores da Ufopa, a Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida conta com uma equipe multidisciplinar, que envolve assistentes sociais, fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionistas e psicólogos para o atendimento dos servidores.


Atendimento Nutricional

A DSQV oferece aos servidores da Universidade e dos órgãos partícipes do SIASS Tapajós e seus dependentes (cadastrados no seu assentamento funcional) o serviço de atendimento nutricional. Esse atendimento é por demanda espontânea, ou seja, sem a obrigatoriedade de apresentação de encaminhamento médico. O Ambulatório de Nutrição funciona na Unidade Amazônia, na sala 122-A, de segunda a sexta-feira, alternando entre os turnos da manhã e tarde.

O atendimento nutricional consiste em anamnese alimentar, avaliação, orientação e educação nutricional e elaboração de plano alimentar.

Para a avaliação nutricional é necessário que o usuário use roupas leves e que permitam a tomada de medidas (peso, circunferências, dobras cutâneas), podendo ser roupas para atividade física ou trajes de banho.

O Ambulatório dispõe de um moderno aparelho de Bioimpedância, que proporciona a precisão da análise da composição corporal e auxilia na elaboração das estratégias nutricionais.

  1. Usar roupas leves ou traje de banho;

  2. Não praticar atividade física intensa nas 12 horas anteriores;

  3. Preferencialmente ter ir ao banheiro antes do exame;

  4. Realizar o exame com pelo menos 2 horas de intervalo após uma refeição;

  5. Retirar adornos de metais (anéis, brincos, pulseiras e etc.)

  6. Para as mulheres, não estar nos períodos pré e menstrual.

Os servidores interessados deverão entrar em contato com a DSQV, cqvp@ufopa.edu.br para agendar o atendimento.


Atendimento Psicossocial

O Atendimento Psicossocial é composto por Assistentes Sociais e Psicólogos que realizam atendimentos individualizados aos servidores e seus dependentes da Ufopa e dos órgãos partícipes da Unidade SIASS/TAPAJÓS UFOPA.

  1. Questões relacionadas à saúde;

  2. Licenças médicas prolongadas,

  3. Absenteísmo;

  4. Doenças e acidentes do trabalho,

  5. Aposentadorias;

  6. Dúvidas sobre legislação;

  7. Benefícios;

  8. Troca de setores (remoção, redistribuição);

  9. Transtornos afetivos diversos com interfaces nas relações sociais (depressão, estresse, transtorno bipolar, etc.);

  10. Dificuldades de relacionamento interpessoal no trabalho

  1. Procura espontânea do servidor;

  2. Procura espontânea da família do servidor;

  3. Encaminhamento da chefia ou dos pares;

  4. Encaminhamento de outros departamentos/setores da UFOPA e dos demais órgãos partícipes da Unidade SIASS/UFOPA;

  1. Entrar em contato por telefone (preferencialmente, pois poderá agendar horário de atendimento);

  2. Encaminhar documento descrevendo a sua solicitação;

  3. Comparecer à CQVP

Os servidores interessados deverão entrar em contato com a DSQV, pelo e-mail psicossocial.dsqv@ufopa.edu.br para agendar


Atendimento em Fisioterapia

O atendimento ambulatorial de Fisioterapia é destinado aos servidores da Universidade que apresentem distúrbios osteomusculares e/ou neurológicos e que possuam indicação médica para realizar fisioterapia. O Ambulatório de Fisioterapia da Ufopa funciona na Unidade Amazônia, na Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida, sala 118 A.

De acordo com as normas para o funcionamento, o atendimento está disponível a qualquer servidor da instituição, porém em caso de demanda maior que a capacidade de atendimento, será dada prioridade a servidores que não possuem de plano de saúde (ou quando o plano não apresentar cobertura para fisioterapia), com maior gravidade do caso clínico (conforme avaliação da fisioterapeuta), idade mais avançada ou deficiência física.

  1. O encaminhamento médico apresenta um indicativo de número de sessões; no entanto, fica a critério da fisioterapeuta o número de sessões para alta fisioterapêutica, podendo ser aumentado ou diminuído, conforme a evolução do caso.

  2. O servidor que receber atendimento se responsabiliza em comparecer nos dias e horários marcados, utilizando vestimenta adequada, conforme a orientação dada pela fisioterapeuta. A chefia do servidor será comunicada sobre os dias, horários e período de atendimento por meio de memorando eletrônico, caso seja necessário.

  3. O servidor que injustificadamente faltar ao atendimento duas vezes seguidas perderá a vaga, caso haja outro servidor na lista de espera para atendimento.

  4. É de responsabilidade do servidor o custeio de consultas médicas e exames.