Ultima atualização em 24 de Janeiro de 2022 às 10:38

Informe sobre a abertura de inscrições para o Programa de Bolsa Permanência (PBP)

24 de Janeiro de 2022 às 10:19

Prezadas(os) Estudantes Indígenas e Quilombolas ingressantes na Ufopa nos anos de 2020 e 2021,

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última sexta-feira, 21 de janeiro, a Portaria nº 42/2022/MEC, que dispõe sobre a abertura de novas inscrições no Programa de Bolsa Permanência (PBP/MEC) no ano de 2022, para estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de graduação presencial ofertados por instituições federais de ensino superior (Ifes).

Segundo a portaria, o PBP/MEC em 2022 vai oferecer 2 mil bolsas, no valor de R$ 900 cada, a indígenas e a quilombolas matriculados em cursos de graduação presenciais em instituições federais. As inscrições ocorrem no período de 24 de janeiro a 28 de fevereiro de 2022, diretamente no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP).

Contudo, na data de ontem, 23 de janeiro, as Ifes receberam OFÍCIO-CIRCULAR Nº 1/2022/CGRED/DIPPES/SESU/SESU-MEC (anexo), pelo qual o MEC, nos itens 8 e 9 do ofício-circular, informa critérios para distribuição das 2 mil vagas entre as Ifes, ou seja, cada Ifes receberá um número de vagas, que pode atender ou não o número de estudantes que atualmente não são beneficiários do PBP.

Nesse sentido, a Coordenação do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) solicitou ao MEC reunião para tratar dessa e outras questões que impactam o processo de inscrição. A reunião ocorrerá hoje, 24 de janeiro, às 15h, em Brasília-DF.

Por todo o exposto, solicitamos aos estudantes interessados compreensão e informamos que, tão logo tenhamos todas as informações necessárias, principalmente sobre as vagas disponíveis para a Ufopa, faremos ampla divulgação, bem como auxiliaremos os estudantes no processo de inscrição.

Acesse AQUI o Comunicado nº 1/2022/PROGES/UFOPA.

Proges/Ufopa

24/01/2022