Ultima atualização em 24 de Maio de 2019 às 07:43

CÍrculo Acolhedor

O Projeto Círculo Acolhedor é uma iniciativa do Serviço de Psicologia da PROGES/UFOPA, através da qual são realizadas semanalmente ações de psicologia em grupo (terapêuticas ou psicoeducativas), possibilitando a abordagem de temáticas pertinentes aos participantes, a partilha de saberes, o acolhimento, a integração, o fortalecimento das relações interpessoais e vínculos afetivos, a empatia e escuta respeitosa do outro, com vistas a tornar o grupo um espaço de crescimento pessoal e coletivo contribuindo para a construção de uma cultura de paz e saúde mental na Universidade.

Durante a prática circular, cada integrante tem a oportunidade de externalizar o que pensa e sente, cabendo as facilitadoras mediar a participação das pessoas, estimulando-as a partilhar dificuldades, inquietações, situações geradoras de estresse e experiências de vida.

Os encontros são mediados pelas psicólogas da PROGES, a abordagem das temáticas ocorre de maneira flexível, respeitando a dinâmica, a necessidade e particularidade de cada grupo.

É importante ressaltar que as atividades do Círculo Acolhedor podem ser levadas até a turma, para tanto, o estudante, professor ou coordenador deve oficializar a solicitação e encaminhá-la à PROGES com antecedência da data prevista para a realização da prática circular.

Quando Devo solicitar uma atividade do Círculo Acolhedor com a minha turma?

- Ao sentir que as relações interpessoais e vínculos afetivos entre os colegas estão fragilizados;

- Mediante vivência de conflito entre a turma;

- Quando a turma quiser celebrar uma conquista, a abertura e/ou fechamento de ciclos;

- Quando houver o desejo em dialogar sobre uma temática específica e pertinente ao grupo (autoestima, autoconfiança, saúde mental, apoio mútuo, vivência de um luto, entre outras);

- Quando a turma sentir necessidade em compartilhar sabores e dissabores da vivência acadêmica ou de outros âmbitos da vida.

As ações do Círculo Acolhedor possibilitam a criação de um espaço seguro de fala e escuta, onde as pessoas podem aproximar-se umas das outras, estabelecer conexões e  fortalecer os vínculos afetivos de amizade, confiança e respeito.

As rodas de conversa ocorrem todas as quintas-feiras no turno matutino (9hs às 11:30hs) na sala 09 da PROGES. Os estudantes interessados em participar das rodas devem preencher formulário on-line de inscrição disponível no site da PROGES.

/media/file/site/proges/imagens/2019/e9e6bd40f950c926f66eaf63745dbd70.jpg

/media/file/site/proges/imagens/2019/9e0db92fe78c6cb2c88b5818446f9ee4.jpg