Ultima atualização em 8 de Novembro de 2022 às 17:42

III Fórum Integrado de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil

O III Fórum Integrado de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil com o tema: Ações Afirmativas e Assistência Estudantil no Ensino Superior: Equidade, Diversidade e Inclusão na Universidade Multicampi, neste ano, será realizado no campus de Monte Alegre/PA, nos dias 22 e 23 de novembro e contará com mesas temáticas, palestra e apresentações culturais com transmissão pelo ao vivo pelo canal da Proges no YouTube.

O Fórum é de responsabilidade da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) e tem como fundamentos legais as seguintes normativas: Resolução nº 299/2019/Consepe/Ufopa - Regimento do Fórum Integrado de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil da Ufopa; Resolução nº 200/2017/Consepe/Ufopa - Política de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Ufopa; e a Resolução nº 210/2017/Consepe/Ufopa - Política de Assistência Estudantil da Ufopa.

O evento, de natureza consultiva, propositiva, indicadora e de acompanhamento na área de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil no Ensino Superior, tem por finalidade o assessoramento da Pró-reitora de Gestão Estudantil, dos diretores das unidades acadêmicas e dos coordenadores dos cursos de graduação e de Pós-graduação da Ufopa e se caracteriza por ser um espaço permanente de discussão e atuação nas garantias de direitos.

PROGRAMAÇÃO:

• 22/11/2022

14h - Mesa de abertura: Em defesa das Políticas de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil: valorização étnico-racial, diversidade e inclusão. Às 15 h terá uma apresentação cultural.

16h - Mesa redonda 2: Assistência Estudantil no cenário de contingenciamento de recursos. Com a participação do Pró-Reitor da Proges, Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Diretora de Acompanhamento Estudantil e Pedagoga e Pesquisadora sobre a temática do PNAES e mediação de Ygor Eugênio Dutra da Silva.

• 23/11/2022

08h – Palestra: A Universidade Pública e o acolhimento à pessoa LGBTQIAP+: oportunidades e desafios, ministrada pelo servidor Elder Goltzman (TRE/PA).

14h – Mesa redonda 3:   História e Cultura Negra no Ensino Superior: desafios para a construção de uma educação de combate ao racismo. Composta por Alan Augusto Moraes Ribeiro, Kisse Leivas Valente, Filipe dos Santos Neres, Jackson Jorge Valente (Peafu), Haroldo Bernardo dos Santos (de Passagem) e a mediação de Aline Lemos de Oliveira.

O evento é aberto para toda comunidade acadêmica da Ufopa  e sociedade em geral. Para participar é necessário se inscrever através do link de inscrição, clicando aqui. .As inscrições estarão abertas entre os dias 7/11/2022 a 21/11/2022. Será emitido certificado, apenas aos participantes na modalidade presencial.

A programação completa e demais informações sobre o III Fórum Integrado de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil podem ser acessadas CLICANDO AQUI.

Para mais informações: dpeaa.proges@ufopa.edu.br

Proges/Ufopa