Ultima atualização em 19 de Outubro de 2022 às 16:39

Nota sobre o Restaurante Universitário da Ufopa

A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) vem a público se manifestar sobre as reclamações recebidas por parte da comunidade acadêmica, mais precisamente dos discentes desta Universidade, em relação aos serviços prestados no Restaurante Universitário (RU). O RU da Ufopa é administrado pela empresa terceirizada CRS Alimentos, que tem por obrigação cumprir o Termo de Referência vinculado edital de licitação SRP Nº19/2019. A fiscalização do contrato é feita pela Proges, por meio da Coordenação de Políticas Universitárias de Alimentação e Nutrição (CPUAN), que acompanha todos os dias as atividades no RU.

No dia 14 de outubro de 2022, recebemos um e-mail do Centro Acadêmico de Direito Vandria Borari com reclamações sobre o serviço no RU, em especial, ao atraso no fornecimento das refeições e ao não cumprimento do cardápio divulgado semanalmente.

No dia 17 de outubro de 2022, houve grande manifestação dos discentes da Ufopa devido ao atraso do início do fornecimento de refeições, que começou somente às 12h40.

Para evitar que situações como essas voltem a ocorrer, realizamos uma reunião no dia 18 de outubro de 2022, às 9h, com a presença da diretoria da CRS Alimentos, servidores da Proges e representantes discentes da Ufopa. Sobre os problemas relatados, a empresa justificou que está enfrentando dificuldades com fornecedores e com aumento dos preços dos alimentos, mas se comprometeu em melhorar o fluxo operacional do serviço no RU e buscar outros fornecedores que possam atender a demanda com maior eficiência. Neste mesmo dia, recebemos um abaixo-assinado das entidades representativas estudantis, formalizando as demandas já mencionadas acima.

A Proges lamenta os fatos ocorridos e está trabalhando para assegurar que a política institucional de assistência estudantil seja cumprida de forma efetiva, possibilitando a permanência e o êxito acadêmico dos alunos, o que inclui o bom funcionamento do Restaurante Universitário.

Santarém, 19 de setembro de 2022.

Luamim Sales Tapajós
Pró-Reitor de Gestão Estudantil