Ultima atualização em 25 de Fevereiro de 2021 às 16:20

Proges informa sobre o funcionamento do Núcleo de Psicologia

A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) informa que os atendimentos psicológicos individuais e em grupo, realizados pelo Núcleo de Psicologia (Nupsi), estão ocorrendo na modalidade remota, em cumprimento às medidas de biossegurança necessárias ao enfrentamento da pandemia por Covid-19. Os atendimentos do Nupsi voltarão à modalidade presencial quando as atividades acadêmicas e administrativas da Ufopa retornarem  à normalidade.

Os atendimentos do Nupsi estão organizados da seguinte forma:

ATENDIMENTO DISCENTE

1.      Atendimento discente individual - ofertado na modalidade on-line, podendo ocorrer de forma síncrona (interação em tempo real entre psicóloga e estudante via videoconferência) ou assíncrona (atendimento e orientações realizadas por e-mail no psicologia.proges@gmail.com). A solicitação ocorre mediante preenchimento do formulário de solicitação disponível no site da Proges.

Acesse AQUI o formulário de solicitação de atendimento individual.

2.      Atendimento discente em grupo - ocorre na modalidade on-line síncrona, ou seja, permite a interação em tempo real. É necessário que a/o estudante realize inscrição através de formulário on-line a ser enviado ao e-mail da/do estudante via SIGAdmin. As vagas são limitadas.

ATENDIMENTO DOCENTE

3.      Orientação ao docente - visando melhor interface com docentes na relação de atenção e acolhimento aos estudantes, principalmente as/os que se encontram em situação de vulnerabilidade, e em atenção às demandas de docentes que chegam até o Nupsi, criou-se a ação sistematizada de orientação docente, que consiste em realizar a escuta, o acolhimento e a orientação aos docentes considerando as demandas específicas no processo ensino e aprendizagem na Ufopa. Poderá ser solicitada por docentes e/ou coordenadoras/es de curso por meio de instrumento disponibilizado no site da Proges. Após preenchimento, o formulário deve ser enviado ao Nupsi, via e-mail psicologia.proges@gmail.com ou nupsi.proges@ufopa.edu.br. As solicitações serão atendidas mediante ordem de chegada e disponibilidade de agenda das psicólogas.

Acesse AQUI o formulário de solicitação de orientação ao docente.

4.      Orientação docente individual  - ocorre na modalidade assíncrona on-line, ou seja, caso a/o docente necessite de qualquer orientação do Nupsi poderá enviar um e-mail para psicologia.proges@gmail.com ou nupsi.proges@ufopa.edu.br.

5.      Orientação docente em grupo - ocorre na modalidade síncrona online, permitindo a interação em tempo real. A solicitação ocorre mediante preenchimento de formulário específico. Após o preenchimento, o instrumental deve ser enviado ao Nupsi através do e-mail psicologia.proges@gmail.com ou nupsi.proges@ufopa.edu.br. O grupo poderá solicitar temáticas especificas de acordo com as demandas.

Acesse AQUI o formulário de solicitação de orientação ao docente.

Sobre o Núcleo de Psicologia - O Nupsi é uma subunidade administrativa vinculada à Diretoria de Acompanhamento Estudantil da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (DAE/PROGES), responsável pelo acolhimento psicológico às (aos) estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da Ufopa, prioritariamente os que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que são atendidos pela Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), materializando-se em ações coletivas e/ou individuais em psicologia escolar/educacional, na perspectiva de acolher, orientar e mediar as demandas acadêmicas como forma de subsidiar o processo de ensino-aprendizagem e potencializar as relações interpessoais estabelecidas no âmbito acadêmico, contribuindo, assim, para a permanência e a diplomação do estudante.

As ações e os serviços de atendimento psicológico desenvolvidos pelo Núcleo de Psicologia estão regulamentados pela Portaria n° 6/2020/PROGES/UFOPA e pela Portaria nº 15/2020/PROGES/UFOPA.

Proges/Ufopa

24/02/2021