Ultima atualização em 21 de Dezembro de 2020 às 18:41

Ufopa aprova a Política de Acompanhamento Pedagógico e regulamenta os serviços do Nugepe

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) publicou, no dia 14 de dezembro de 2020, a Resolução nº 338/2020, que aprova a Política de Acompanhamento Pedagógico e a regulamentação do Núcleo de Gestão Pedagógica (Nugepe), vinculado à Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), e dos Núcleos de Acompanhamento e Apoio Pedagógico (Napes), vinculados às Unidades Acadêmicas da Ufopa.

O Nugepe é o setor responsável pela gestão do acompanhamento pedagógico ao estudante na Ufopa, por meio de ações de apoio e monitoramento, tendo como objetivo central a permanência e o desempenho acadêmico, prioritariamente, dos estudantes que acessam os auxílios estudantis, sem excluir aqueles que buscarem apoio pedagógico.

Há duas formas de atendimento pelo Nugepe: a) individual, em que o estudante recebe acolhimento, aconselhamento e orientação educacional, além de esclarecimentos diante do processo ensino-aprendizagem; e b) ações coletivas, que envolvem levantamento de dados de desempenho estudantil, assessoramento e formação de docentes e técnicos, elaboração e operacionalização de projetos, como o “Ciranda Pedagógica” e oficinas acadêmicas, formação estudantil e comunitária, e promoção de eventos que abordem temáticas  sobre educação. O Atendimento Pedagógico Individual (API) é solicitado via formulário disponível aqui. Por sua vez, as ações coletivas devem ser solicitadas para o e-mail nugepe.proges@ufopa.edu.br.

A política define, ainda, a implantação, em todas as unidades acadêmicas e campi, de um Núcleo de Acompanhamento e Apoio Pedagógico (Nape) para atendimento a estudantes, mediante oferta de apoio, atendimento e acompanhamento pedagógico, individual ou coletivo, e ações educativas de monitoramento e orientação educacional universitária, tendo como foco central a permanência e a melhoria do desempenho acadêmico. Tal setor servirá de elo junto ao Nugepe, exercendo atividades de orientação educacional universitária e acompanhamento do desempenho acadêmico.

Regulamentação: com a aprovação da política e a regulamentação do Nugepe, a Proges amplia a normatização dos serviços e ações realizados por seus núcleos especializados, visando à qualificação e melhor acesso à assistência estudantil na Instituição.

Acesse AQUI a Resolução nº 338/2020/Consepe/Ufopa.

Proges/Ufopa
21/12/2020

Banner de divulgação. Proges.