Ultima atualização em 15 de Setembro de 2022 às 11:43

Acompanhamento Pedagógico Coletivo

Projeto Ciranda Pedagógica:

O que é o Projeto Ciranda Pedagógica?

O projeto Ciranda Pedagógica baseia-se na metodologia das Rodas de Conversa, advindas da Metodologia Ativa e por influência de experiência formativa nos processos circulares da Justiça Restaurativa da professora norte-americana Kay Pranis.

Trata-se de uma ação que incentiva o encontro, a conversa em círculo, em ciranda. A ideia da Ciranda se origina da disposição em roda, que dispensa hierarquias, que possibilita olhar a todos e todas de frente; que agrega, em um mesmo espaço, pessoas das mais diversas características. Visa favorecer a permanência estudantil e qualidade acadêmica por meio da partilha de experiências tendo, como pano de fundo, as questões estudantis que permeiam o ambiente universitário e, assim, contribuir para fortalecer laços, relações saudáveis e reflexão crítica, estimulando a construção da autonomia dos estudantes.

Como funciona?

As Cirandas Pedagógicas são realizadas a partir de um tema gerador, seguem um roteiro com orientações iniciais, metodologias de apresentação, estratégia de motivação ao debate sobre o tema gerador, bem como o desenrolar da atividade ao longo de sua duração.

Período de realização: As Cirandas Pedagógicas previstas pelo NUGEPE acontecerão, quinzenalmente conforme calendário de encontros publicado na página da PROGES com duração de 1h30min.

Solicitação externas à PROGES: poderão ser solicitadas de forma prévia visando não coincidir com o Cronograma do NUGEPE.

Público-alvo: discentes de graduação e pós-graduação

Local de realização: Anunciado previamente na página da PROGES e enviado aos participantes por e-mail.

COMO ACESSAR ESTE SERVIÇO?

- Para participar das Cirandas promovidas pelo NUGEPE, acesse o formulário: clicando AQUI.

- Para solicitar a realização deste serviço em seu Curso, Instituto, Campi, envie sua solicitação para: nugepe.proges@ufopa.edu.br com cópia para dae.proges@ufopa.edu.br.

Projeto Oficinas Acadêmicas:

O que é o Projeto Oficinas Acadêmicas?

Oficinas Pedagógicas, espaços e tempos de aprendizagem coletiva, onde os sujeitos terão oportunidade de produzir conhecimentos a partir das interações grupais.

Nestas oficinas serão abordadas temáticas de cunho prático, diversificadas e significativas que convidam os estudantes para lidar com situações desafiadoras que encontram ao longo do seu percurso acadêmico e possibilite gerar um impacto positivo sobre o seu desempenho na universidade. Dado o seu objetivo prático, as oficinas proporão estudos onde os discentes vivenciarão o funcionamento, a eficácia e a aprendizagem que os ajudarão ao longo do percurso universitário.

Como funciona?

No primeiro momento é explicada a parte teórica do tema tratado, em seguida os participantes terão a oportunidade de colocar em prática o que foi tratado. Isso também poderá acontecer de forma paralela, dependendo do tema abordado. Posteriormente, os estudantes socializarão os produtos das oficinas onde se abrirá a plenária para discussões e reflexões. Conclui-se com uma dinâmica de checkout ou finalização. Quanto aos materiais necessários, os estudantes serão avisados com antecedência, a partir dos contatos informados no Formulário de inscrição, sobre a necessidade de trazer algum material para as oficinas, como textos das suas disciplinas, por exemplo.

Período de realização: As Oficinas Acadêmicas previstas pelo NUGEPE acontecerão conforme Cronograma a ser publicado na página da PROGES.

A carga horária de cada oficina será anunciada nas publicações.

Público-alvo: discentes de graduação

COMO ACESSAR ESTES SERVIÇOS?

- Para participar das Oficinas Acadêmicas promovidas pelo NUGEPE, acesse o formulário: clicando AQUI.