Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 16 de Maio de 2022 às 14:36

Como solicitar os serviços de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais (TILS)

Para visualizar as demandas existentes clique aqui.

Ressaltamos que as solicitações serão um pré-agendamento, podendo ou não ser atendidas, em virtude da necessidade de atendimento às atividades acadêmicas nas quais os alunos PCD da Ufopa têm preferência nos atendidos com os serviços dos Tradutores Intérpretes de Libras (Tils). No momento existem estudantes PcD (auditivos) matriculados em disciplinas do Periodo Letivo Especial (PLE)  e também no Programa de Pós-Graduação de Ciências da Sociedade (PPGCS/ICS/UFOPA). 

Clique aqui para solicitar os serviços de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais.

Para melhor atender as demandas do Núcleo de Acessibilidade da Ufopa, disponibilizamos o formulário para solicitação dos serviços de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais do Núcleo de Acessibilidade da Proges/Ufopa. Ressalta-se que demandas só serão recebidas via formulário de solicitação, nos prazos abaixo descritos, salvo nos casos extraordinários:

- Aulas, palestras e eventos afins: 1 mês de antecedência;
- Minicursos, oficinas, seminários e afins: 1 semana de antecedência;
- Atividades de Campo, Visitas e demais atividades extracurriculares: 1 semana de antecedência;


Considerações sobre o serviço:

  1. Dependendo da demanda pré-existente, haverá maior ou menor tempo de resposta à solicitação;
  2. A demanda é respondida por ordem de solicitação, priorizando-se as ações educativas com acadêmicos e professores da Instituição em atividades de aula (sala, campo, laboratório, monitoria);
  3. Todas as solicitações serão respondidas por e-mail com resposta de atendimento a solicitação ou não atendimento;
  4. Em caso de mudança de horário do evento e/ou atividade, informar com no mínimo 48h de antecedência, salvo os casos extraordinários, para que o Tradutor Intérprete de Língua de Sinais esteja ciente da mudança em tempo hábil; e
  5. Os Tradutores Intérpretes de Libras são servidores que exercem as atribuições do cargo de segunda a sexta feira, nos turnos matutino, vespertino e noturno, conforme escala de trabalho. Assim, deve-se evitar atividades no sábado ou realização de atividades para o aluno surdo fora do horário de trabalho dos Tradutores e Intérpretes em Libras, pois o mesmo não terá a tradução e interpretação de Libras.