Ultima atualização em 19 de Fevereiro de 2024 às 09:46

Sobre o Programa Bolsa Permanência do MEC

Programa Bolsa Permanência (PBP) é um programa do Governo Federal que concede auxílio financeiro e viabiliza a permanência no curso de graduação a estudantes indígenas e quilombolas matriculados em instituições federais de ensino superior. Os recursos são pagos diretamente aos alunos por meio de um cartão de benefício.

A finalidade da iniciativa é minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação desses estudantes de graduação, além de reduzir o custo de manutenção de vagas ociosas em decorrência da evasão estudantil e promover a democratização do acesso ao ensino superior de qualidade, por meio da adoção de ações complementares de promoção do desenvolvimento acadêmico.

Confira a portaria de criação de criação do Programa Bolsa Permanência.

Acesse a página do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência.

Acesse o Manual do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência.

Acesse o manual de orientações sobre o Bolsa Mec.

Acesso AQUI a Instrução Normativa nº 01/2019/CIPAEIQ/UFOPA, que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para concessão e manutenção de auxílio estudantil do Programa de Bolsa Permanência (PBP) no âmbito da Ufopa.