Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 6 de Fevereiro de 2024 às 17:52

Acolhimento Individual em Psicologia Escolar

Acolhimento Individual em Psicologia Escolar

 

A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil por meio do Núcleo de Psicologia disponibiliza aos estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará atendimento psicológico, utilizanddo práticas individuais e coletivas, a fim de contribuir para a melhoria da vivência estudantil no ensino superior, promover o bem-estar, bem como ampliar as condições de permanência e conclusão de curso.

Acesse aqui as Portarias Nº 6 e 15/2020 da PROGES/UFOPA, que aprovam as normas, as ações e os serviços de atendimento psicológico desenvolvidos pelo Núcleo de Psicologia da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil da Universidade Federal do Oeste do Pará:

Portaria n°6/2020: 

http://www.ufopa.edu.br/media/file/site/proges/documentos/2020/5871021f4f3210444e154e70510e9f06.pdf


Portaria n°15/2020:

 http://www.ufopa.edu.br/media/file/site/proges/documentos/2020/9c373f9370c6c8b631f4e785d59bcf2d.pdf

Objetivo do acolhimento individual em psicologia escolar/educacional:

Proporcionar suporte psicológico para a resolução de questões que possam impactar o desenvolvimento educacional da (o) estudante, oferecendo-lhe um espaço seguro para expressar-se e refletir sobre suas vivências no ambiente acadêmico e em outras áreas da vida. O intuito é fortalecer estratégias de enfrentamento diante de desafios pessoais e acadêmicos, estimulando a criatividade, o protagonismo e a autonomia. Além disso, busca-se encaminhar a (o) estudante para outros serviços disponíveis na Universidade ou na rede de atenção psicossocial local, quando necessário.


Sobre o acolhimento Individual:

O que é?

Trata-se de um atendimento breve e focal na modalidade de acolhimento, não voltado para situações de urgência ou emergência. Visa abordar questões que estejam causando desconforto à (ao) estudante. Caso haja necessidade de psicoterapia de longo prazo ou outro acompanhamento especializado, a orientação é encaminhar a (o) estudante para estabelecimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), equipamentos públicos municipais ou instituições privadas especializadas em saúde (nos casos em que o custeio seja viável à (o) estudante).

Público-Alvo: Estudantes regularmente matriculadas (os) em cursos de graduação da Ufopa, com prioridade para aquelas (aqueles) em situação de vulnerabilidade socioeconômica e beneficiárias (beneficiários) do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).


Como ocorre?

O acolhimento individual em Psicologia Escolar está sendo ofertado tanto na modalidade on-line quanto presencial, a saber:

Modalidade on-line: O atendimento ocorre de forma síncrona, ou seja, a interação entre a psicóloga e a (o) estudante se dá em tempo real por meio de videoconferência na plataforma Google Meet, em dia e horário previamente acordados.

Modalidade presencial: O acolhimento individual ocorre nas dependências do Nupsi/Proges que está localizado no prédio do BMT II Campus Ufopa Tapajós, Sala 143D. Os atendimentos acontecem em dia e horário combinados previamente com a (o) estudante.

O acolhimento individual ocorre nas segundas e terças-feiras, nos turnos da manhã e da tarde.

Como agendar o acolhimento individual em psicologia escolar?

 

Para solicitar o atendimento é necessário preencher o formulário próprio clicando AQUI: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdtrUdvPMD9uYTOSCnSVpin2nEn4GtGpBu8TkB-PGtVi9xI9Q/viewform

 

Observação: É importante destacar que, após a solicitação por meio do formulário on-line, a (o) estudante não receberá uma resposta imediata. Ela (Ele) deverá aguardar comunicação por e-mail, onde receberá informações sobre o dia e horário do atendimento. Essa programação levará em consideração a disponibilidade tanto das psicólogas do NUPSI quanto da (o) estudante.



Psicólogas Responsáveis pelo NUPSI:

Milena Rodrigues da Poça
CRP 10ª 04733
Matrícula SIAPE: 2993788
&
Viviane Moura Canto
CRP 10ª 03870
Matrícula
SIAPE: 2209104


Para contato, sugestões e/ou dúvidas:
(Núcleo de Psicologia)
E-mails: psicologia.proges@gmail.com / nupsi.proges@ufopa.edu.br