Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 11 de Agosto de 2022 às 17:04

Perguntas Frequentes

Quais ações são promovidas pelo Núcleo de Psicologia?

São realizadas ações individuais e coletivas, a saber:

O acolhimento individual em psicologia escolar/educacional, propicia ao estudante um espaço seguro de fala e reflexão acerca das dificuldades vivenciadas no âmbito acadêmico e/ou demais áreas de sua vida, com vistas a potencializar estratégias de enfrentamento das demandas relatadas, instigar o protagonismo e autonomia, assim como, encaminhar para outros serviços da Universidade ou rede de atenção local, se necessário. Pode ser solicitado por meio do formulário on-line : Clique AQUI.

Acolhimento em grupo, por meio do Círculo Acolhedor - possibilita a abordagem de temáticas pertinentes aos participantes, a partilha de saberes, o acolhimento, a empatia e escuta respeitosa do outro, bem como a integração, com vistas a tornar o grupo um espaço de crescimento pessoal e coletivo, estimular a criatividade e a autonomia, favorecer a criação de grupos autogeridos que trabalhem temáticas definidas por discentes. As datas e o link de inscrição para participação dos encontros são divulgados nas redes sociais da Proges e no site.

Posso fazer psicoterapia com o Núcleo de Psicologia da Proges?

A psicoterapia é um processo de compreensão, análise e intervenção que é efetivado através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional, promovendo a saúde mental e propiciando condições para o enfrentamento de conflitos e/ou transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos (Resolução Conselho Federal de Psicologia nº10/2000). Neste sentido, o atendimento psicológico ao estudante da Ufopa NÃO corresponde a psicoterapia, entretanto, a partir da orientação psicológica, pode haver a indicação de psicoterapia e, assim, o estudante será encaminhado para a rede local de atendimento psicossocial.

Qual a diferença entre o atendimento psicológico do estudante da UFOPA e a psicoterapia?

As ações desenvolvidas pelo NUPSI têm como referencial teórico a psicologia escolar e educacional. Esta área do conhecimento toma para si o papel de colaborar na construção de uma educação de qualidade, baseada nos princípios do compromisso social, do respeito à diversidade e dos direitos humanos.

O NUPSI atua a partir da queixa acadêmica e busca melhorar o envolvimento entre os atores que compõem a comunidade acadêmica, bem como mediar as relações em que possam construir ações transformadoras, as quais, possibilitem a abertura para sujeitos implicados com novas formas de fazer a Universidade, educação e ensino.

Qualquer procedimento ou atividade realizada pelo NUPSI, só acontecerá mediante a ciência e concordância da (o) discente e/ou grupo a ser atendido, respeitando-se as necessidades e disponibilidades das partes envolvidas, tendo como direcionamento os princípios do Código de Ética profissional do psicólogo.

O atendimento psicológico das/os estudantes da UFOPA ocorre na modalidade de orientação e acolhimento, caracterizam-se por atendimentos breves e pontuais que, particularmente, pretendem auxiliar as/os estudantes no enfrentamento das adversidades emocionais que afetam a vida acadêmica e pessoal, na perspectiva de contribuir para a melhoria da qualidade de vida no contexto acadêmico. Já a psicoterapia é um processo de compreensão, análise e intervenção que é efetivado através da aplicação sistematizada e controlada de métodos e técnicas psicológicas reconhecidos pela ciência, pela prática e pela ética profissional, promovendo a saúde mental e propiciando condições para o enfrentamento de conflitos e/ou transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos (Resolução Conselho Federal de Psicologia nº10/2000). Neste sentido, o atendimento psicológico ao estudante não corresponde a psicoterapia, entretanto, a partir da orientação psicológica, pode haver a indicação de psicoterapia e, assim, o estudante será encaminhado para a rede local de atendimento psicossocial.

Quando devo procurar o Atendimento Psicológico?

É importante procurar o núcleo de psicologia quando você perceber a interferência de sintomas emocionais e/ou sentimentos que bloqueiam ou atrapalham consideravelmente sua rotina acadêmica ou situações geradoras de mal estar. Como por exemplo:

Distração excessiva a ponto de perder aulas, não encontrar objetos, perder compromissos, etc;

Sentimentos depressivos e de tristezas constantes e intensos;

Sintomas intensos de ansiedade que limitam suas atividades do dia a dia;

Necessidade de desenvolver habilidades sociais como falar em público, iniciar amizades;

Alterações de humor muito fortes ao longo de pouco tempo e sem motivo aparentes;

Dificuldades em lidar com separação entre as pessoas, relacionamentos;

Dificuldade em tomar decisões e atitudes;

Necessidade em repetir atos sem sentido, como verificar portas muitas e muitas vezes, lavar as mãos, etc;

Medos e fobias, como o medo de dirigir, sair em espaços públicos, andar de avião, animais, pessoas, etc;

Superar a timidez, o ciúme em excesso, etc;

Situações de assédio moral, sexual, racismo, injúria racial, entre outros contextos de violência;

Conflitos interpessoais;

Pensamentos repetitivos e angustiantes que afetam o raciocínio natural;

Pensamentos e ideias de morte.

Como faço para solicitar o acolhimento individual em psicologia escolar / educacional?

É só acessar o site da UFOPA e preencher o formulário on-line de inscrição disponibilizado no site da Proges na aba do serviço de Psicologia: Clique AQUI

 Basta que você preencha uma vez o formulário e suas informações serão encaminhadas para o banco de dados do serviço que entrará em contato por e-mail informando data e hora de seu atendimento inicial.

Quando tempo leva para que eu seja informado de meu atendimento inicial?

Devido grande procura pelo serviço e o número reduzido de profissionais, existe uma fila de espera e as/os estudantes são chamados por ordem de solicitação. Dessa forma, você será chamado em duas a três semanas aproximadamente, tendo a possibilidade de ser atendido presencialmente ou on-line, conforme sua necessidade.

Sou professor/a e gostaria de solicitar uma atividade em grupo com a turma, como faço?

Basta que você ou a coordenação do curso preencha o formulário de solicitação : Clique AQUI e envie para o e-mail: nupsi.proges@ufopa.edu.br

Sou coordenador/a e gostaria de solicitar uma atividade de orientação docente, como faço?

Basta que você preencha o formulário de solicitação : Clique AQUI e envie para o email: nupsi.proges@ufopa.edu.br

Quais são as etapas a serem seguidas para que o estudante tenha acesso aos auxílios e como o estudante poderá acessar os programas e auxílios?

As etapas são as seguintes:

Agendamento para acolhimento individual em Psicologia escolar/educacional: 

Preencher o formulário de solicitação Clique AQUI. Posteriormente você receberá um e-mail com a data e horário do seu atendimento inicial.