Ultima atualização em 6 de Fevereiro de 2024 às 17:54

Acolhimento Psicológico em Grupo – Projeto Círculo Acolhedor

Acolhimento Psicológico em grupo – Projeto Círculo Acolhedor

O que é?

O Projeto Círculo Acolhedor é uma iniciativa do Núcleo de Psicologia (Nupsi) da Proges/Ufopa, através do qual são realizadas ações de psicologia escolar/educacional em grupo, possibilitando a abordagem de temáticas pertinentes as (os) participantes, a partilha de saberes, o acolhimento, a integração, o fortalecimento das relações interpessoais e vínculos afetivos, a empatia e escuta respeitosa do outro, com vistas a tornar o grupo um espaço de crescimento pessoal e coletivo contribuindo para a construção do bem viver na Universidade, para a diminuição de evasão dos estudantes e conclusão de curso.

Realizado desde 2018, em todos os Campus da Ufopa, o Círculo Acolhedor tem sido uma atividade bem aceita pela comunidade estudantil da Universidade.

Como ocorre?

Atualmente o acolhimento psicológico em grupo através do Projeto Circulo acolhedor acontece mediante a solicitação dos atores que compõem a comunidade acadêmica, por exemplo: professores, coordenadores de cursos, representantes de turma ou coletivo estudantil.

Os encontros ocorrem de forma presencial e são mediados pelas psicólogas do Nupsi, cada prática circular têm duração média de três horas.

Durante a prática circular, os integrantes têm a oportunidade de expressar os sentimentos e são incentivados a compartilhar suas dificuldades, inquietudes, situações geradoras de estresse, experiências de vida e vivências na universidade.

A abordagem das temáticas dá-se de maneira flexível, respeitando a dinâmica, a necessidade e particularidade de cada grupo.

Quando devo solicitar uma atividade do Círculo Acolhedor com a minha turma?

•    Ao sentir que as relações interpessoais e vínculos afetivos entre os colegas estão fragilizados;

•    Quando a turma quiser celebrar uma conquista, a abertura e/ou fechamento de ciclos;

•    Quando houver o desejo em dialogar sobre uma temática específica e pertinente ao grupo (autoestima, autoconfiança, saúde mental, apoio mútuo, vivência de um luto, entre outras);

•    Quando a turma sentir necessidade em compartilhar sabores e dissabores da vivência acadêmica ou de outros âmbitos da vida.

As ações do Círculo Acolhedor possibilitam a criação de um espaço seguro de fala e escuta, onde as pessoas podem aproximar-se umas das outras, estabelecer conexões e fortalecer os vínculos afetivos de amizade, confiança e respeito.

Como solicitar o acolhimento psicológico em grupo através do Projeto Círculo Acolhedor?

Para solicitar a realização do Círculo Acolhedor, é necessário preencher o formulário próprio clicando AQUI: https://www.ufopa.edu.br/media/file/site/proges/documentos/2020/2e2d803f03820cc34b85efb025b2c9da_I1dysDg.pdf e encaminhá-lo ao e-mail: nupsi.proges@ufopa.edu.br, com antecedência da data prevista para a realização da atividade.

Observação: As solicitações serão atendidas mediante ordem de chegada e disponibilidade de agenda das Psicólogas.

Psicólogas Responsáveis pelo NUPSI:

Milena Rodrigues da Poça
CRP 10ª 04733
Matrícula SIAPE: 2993788
Viviane Moura Canto
CRP 10ª 03870
SIAPE: 2209104

Para contato, sugestões e/ou dúvidas:
(Núcleo de Psicologia)
E-mails: psicologia.proges@gmail.com / nupsi.proges@ufopa.edu.br