Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Censo da Educação Superior

22 de Novembro de 2017 às 11:21

O Censo da Educação Superior é uma coleta de dados realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com todas as IES. Na Ufopa, a Coordenação de Informações Institucionais é responsável em coordenar essa coleta para o preenchimento dos formulários eletrônicos do sistema Censup disponibilizado pelo Inep.

O objetivo é reunir informações sobre os cursos de graduação, vagas oferecidas, inscrições em processos seletivos, matrículas, ingressantes e concluintes, além de informações sobre docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa da Ufopa. O Censo da Educação superior é realizado em parceria com as Unidades Acadêmicas da Ufopa.

Informações obtidas no Censo serão utilizadas para o cálculo da matriz orçamentária e outros custeios e também dados referentes ao número de docentes e alunos por curso são utilizados para cálculo do IGC e CPC.

O Censo da Educação possui 3 etapas:

1) Preenchimento do questionário: Consiste no preenchimento dos formulários da IES, do curso, do docente e do discente no sistema do Inep.

2) Consistência dos dados coletados: nessa etapa, os formulários no sistema são reabertos para conferência e validação dos dados pelas IES.

3) Validação: Essa é a última etapa e consiste na validação dos dados. São indicados até dois avaliadores que farão a validação e verificação dos dados in loco.

O Censo da Educação Superior tem como referência as diretrizes gerais previstas pelo Decreto nº 6.425 de 4 de abril de 2008.