Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 30 de Maio de 2023 às 17:13

Assistência ao Estudante

Material de Apoio 2023

 


Projeto Impactos psicossociais da pandemia: construindo um observatório de saúde mental com enfoque nos discentes e docentes da pós-graduação

Contextualização:
O público alvo principal do Núcleo de Psicologia – Nupsi da Pró-reitoria de Gestão Estudantil - Proges são as/os estudantes dos cursos de graduação, prioritariamente os que se encontram em situação de vulnerabilidade. Contudo, considerando a crescente demanda e a busca por atendimento psicológico de estudantes vinculados aos programas de Pós-graduação da Ufopa, em 2021, visando também fomentar as ações de atenção a esse público, firmou-se a parceria entre o Núcleo de Psicologia/Proges e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica/Proppit no âmbito do Programa de Ações Emergenciais - PAEM. O resultado é o projeto "Impactos psicossociais da pandemia: construindo um observatório de saúde mental com enfoque nos discentes e docentes da pós-graduação", a execução do projeto possibilitou ampliar as ações de atenção aos estudantes da Pós-graduação.
Assim, destacam-se os serviços, formas de acesso e cronograma dos encontros de grupo disponíveis para o ano de 2022:
1. Atendimento individual em Psicologia Educacional
Período de execução: fevereiro a dezembro de 2022
Conceito: É um atendimento realizado em caráter breve e focal na modalidade de acolhimento on-line, não atua em caráter de urgência/emergência, pode ser realizado em até 4 (quatro) encontros com vistas a encaminhar questões que estejam causando mal-estar a (ao) estudante. Havendo necessidade de psicoterapia ou outro acompanhamento especializado, a (o) estudante poderá ser encaminhada (o) à equipamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) disponíveis no município ou estabelecimentos da iniciativa privada especializados em atenção à saúde (nos casos em que a (o) estudante tenha condições financeiras de custear acompanhamento particular).
Como solicitar? Inscrição pelo link e agendamento prévio - https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdhrderyDLy48TZPY8YRAME5XfSbR6BRqPUlDw8RewACd77KA/viewform
1. Círculo Acolhedor Virtual com a Pós-graduação
Período de execução: março a julho de 2022
Conceito: Trata-se de uma ação, através da qual são realizadas acolhimento em grupo, possibilitando a abordagem de temáticas pertinentes aos participantes, a partilha de saberes, a integração, o fortalecimento das relações interpessoais e vínculos afetivos, a empatia e escuta respeitosa do outro, com vistas a tornar o grupo um espaço de crescimento pessoal e coletivo contribuindo para a construção de uma cultura de bem viver na Universidade. Realizado desde 2018, tanto na Sede quanto nos campi regionais, o Círculo Acolhedor tem sido uma atividade bem aceita pela comunidade estudantil da Ufopa.
Durante a prática circular, cada integrante tem a oportunidade de expressar o que pensa e sente e são instigados a compartilhar suas dificuldades, inquietudes, situações geradoras de estresse e experiências de vida.
Os encontros serão mediados pelas psicólogas do Nupsi e psicóloga voluntária do projeto.
Como solicitar? Inscrição no link do cronograma.
2. Orientação Docente
Período de execução: março a dezembro de 2022
Conceito: Visando melhor interface com docentes na relação de atenção e acolhimento aos estudantes, principalmente as/os que se encontram em situações de vulnerabilidades e considerando às demandas de docentes que chegam até o Nupsi, elaborou-se a referida ação, que consiste em realizar a escuta, o acolhimento e orientação aos docentes atendendo as demandas específicas no processo ensino/aprendizagem na Ufopa. Poderá ser solicitado por busca espontânea e ou encaminhamento de coordenação de curso. Como solicitar? Enviar email para nupsi.proges@ufopa.edu.br

Ajustes metodológicos frente ao trabalho remoto:
Os encontros virtuais - tanto individual quanto em grupo - ocorrem pela plataforma google Meet, a abordagem das temáticas acontece de maneira flexível, respeitando a dinâmica, a necessidade e particularidades pertinentes.