Ultima atualização em 24 de Novembro de 2022 às 09:23

Cotas CAPES de bolsas para Pró-reitorias: atualização de distribuição

Necessidade de alteração no mecanismo de distribuição das bolsas DS/CAPES Pró-reitoria

Após seleção dos projetos vinculados ao programa institucional PEEX/2022 foi analisado que o programa de pós-graduação que indicou maior demanda está impedido de recebimento de bolsas DS/Capes via a portaria desta concessão, devido sua avaliação 3x3. Diante disso, justifica-se a necessidade de alteração de critério de implementação de bolsa, realizando a adequação das bolsas para outros programas de pós graduação, que não concorreram ao fomento PEEX, mas estão aptos a receber o recurso de bolsas DS/Capes. Com relação as bolsas de doutorado, destinada ao programa PAEC/GCUB, devido ao atraso da chegada de um aluno no Brasil e a necessidade iminente de implementação de bolsa para um aluno brasileiro de nosso doutorado institucional, uma cota foi implementada para um discente fora do programa PAEC-GCUB, e duas bolsas estão implementadas para os discentes do programa PAEC-GCUB conforme previsto.

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) 24/11/2022

Distribuição inicial das bolsas DS/CAPES Pró-reitoria

Considerando o programa PEEx (Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão), segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFOPA de 2019 – 2023 que tem por objetivo efetivar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, por meio da integração entre o ensino de graduação e de pós graduação, a pesquisa e a extensão, objetivando a produção e a socialização de conhecimentos e contribuindo efetivamente para a cidadania, a inovação e o desenvolvimento na Amazônia. Esta pró-reitoria, irá alocar as bolsas de mestrados aos projetos vinculados ao Programa. Sendo que 03 (três) bolsas são para implementação imediata e 03 (três) aguardarão o processo seletivo que está sendo realizado para a implementação no segundo semestre de 2022. Com relação as bolsas de doutorado, objetivando o fortalecimento da internacionalização da Instituição, as 3 (três) bolsas de doutorado serão utilizadas no programa Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB. O Programa Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB é fruto do Acordo de Cooperação firmado no ano de 2011, entre o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Organização dos Estados Americanos (OEA), e conta com o apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DTED/MRE) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), o qual a UFOPA participa este ano da décima primeira edição.

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) 27/06/2022