Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 11 de Maio de 2022 às 08:51

Seleção de Programas

Entre as 12h do dia 10 de as 12h do dia 16 de maio estarão abertas as inscrições para 1.100 vagas para cursos on-line e gratuitos do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) ofertados pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Os cursos disponíveis são os idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português para estrangeiros. Mais informações sobre os procedimentos para a inscrição , acesse o edital (https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2022/05/EDITAL-OFERTA-COLETIVA_1SEM2022.pdf).

O público-alvo dos cursos são alunos da graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos e docentes de Instituições de Ensino Superior (IES) que estejam credenciados pela Rede Andifes IsF ou que estejam vinculados à Rede. O número de vagas por curso são: 25 vagas ofertadas para o curso de alemão, 250 vagas para o curso de espanhol, 125 vagas para o curso de francês, 325 vagas para o curso de inglês, 50 vagas para o curso de italiano e 325 vagas para o curso de português para estrangeiros.

As vagas de cada curso serão preenchidas por ordem de inscrição dos candidatos e serão deferidas apenas aquelas cujos candidatos apresentarem os documentos solicitados, conforme ordem de inscrição. Só é permitido se candidatar a uma vaga no edital. Candidatos com CPF vinculado a dois cursos de idiomas ou mais, terão sua candidatura indeferida em ambos ou em todas as inscrições. Os cursos têm duração de quatro ou oito semanas, com 16 ou 32 horas respectivamente. A transmissão dos cursos será feita por meio de uma plataforma digital, com acesso por meio de link que será enviado com o e-mail contendo orientações sobre o curso para os candidatos aprovados nas inscrições.
Para mais informações, acesse o site da Rede Andifes IsF (https://www.andifes.org.br/?page_id=82328).
Acesse o Edital (https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2022/05/EDITAL-OFERTA-COLETIVA_1SEM2022.pdf).

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB tem o prazer de divulgar a Convocatória do “Curso-oficina Educação em direitos humanos: conhecer, aplicar, intervir”, lançado pelo Centro de Cooperación Regional para la Educación de Adultos en América Latina y el Caribe - CREFAL.


O objetivo geral do curso é contribuir para a formação de agentes comunitários, promotores, educadores, docentes e discentes, para incorporarem em sua prática a educação em direitos humanos, por meio da reflexão e elaboração de estratégias de promoção que favoreçam a convivência, o diálogo e a resolução de conflitos, com o propósito de incidir de maneira positiva no exercício dos direitos humanos em seu contexto ou localidade.

O curso será desenvolvido remotamente através de uma plataforma de distribuição de conteúdo educacional online, em que participantes do México e de outros Países da América Latina desenvolverão atividades individuais e colaborativas.

O documento base, a convocatória e o acesso ao registro estão disponíveis no seguinte endereço eletrônico: www.crefal.org

A Agência Chilena de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AGCID) anuncia bolsas de mestrado no Chile. O Programa de Becas de Cooperación Horizontal República de Chile oferece a nacionais brasileiros, a cada edição, uma ou mais bolsas para a realização de estudos completos de mestrado, nas mais diversas áreas acadêmicas, ministrados pelas principais universidades chilenas, públicas e privadas. Para a atual convocatória, valem os cursos com início agendado para o período entre março e setembro de 2022.

 

Os interessados devem realizar os trâmites necessários para sua admissão no curso de mestrado diretamente junto à universidade escolhida e contar com aceitação. Em seguida, devem contatar a Embaixada do Chile em Brasília (echile.brasil@minrel.gob.cl) e a Divisão de Temas Educacionais (DTED) (dted@itamaraty.gov.br) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) para o envio das candidaturas.

O prazo limite para o recebimento das inscrições dos candidatos brasileiros é 14/02/2022. 

Informações mais detalhadas podem ser acessadas em:

DTED: https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/cultura-e-educacao/temas-educacionais/oportunidades-de-estudo-para-brasileiros/chile

AGCID: https://www.agci.cl/index.php/becas/becas-para-extranjeros/105-encuentra-tu-beca/1694-infobecaextr-4/?tipo=2&idNew=267

Descrição do projeto:
O objetivo central do projeto é identificar áreas prioritárias para a manutenção e restauração de interações planta-polinizador, visando maximizar a produtividade agrícola e a conservação da biodiversidade em escala nacional.
O objetivo principal do plano de trabalho do(a) bolsista será realizar uma pesquisa participativa junto ao público alvo do projeto, buscando compreender suas motivações e interesses para implementação de práticas que promovem a intensificação da polinização. Além disso, conduzirá o desenvolvimento de materiais de divulgação científica e manuais dentro do tema do projeto.

Nossa equipe é composta por cientistas altamente qualificados e representantes do setor agrícola e do terceiro setor.

Perfil desejado:
Profissionais com Doutorado concluído e/ou Pós-Doutorado em áreas correlatas à temática do projeto. É desejável que o(a) candidato(a) tenha experiência em comunicação pública do conhecimento científico, e/ou extensão rural e/ou estudos socioambientais, e/ou atividades de coprodução e/ou geografia e sociologia agrária, bem como no desenvolvimento de estudos de síntese e o trabalho com equipes multidisciplinares.

Etapas da seleção:
Etapa 1 - Inscrições. De 28/12/2021 a 23/01/2022.
Etapa 2 - Análise das respostas dos formulários e dos currículos. De 24/01/2022 a 28/01/2022.
Etapa 3 - Entrevista com candidatos(as) selecionados(as) na etapa 2. De 29/01/2022 a 31/01/2022.

A candidatura deve ser feita pelo formulário disponível no link abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/1bt5NpunTtC9vO1_GtN_CRxlJslT7JcvQeb_fRiZgLN8/edit


As respostas do formulário podem ser em português ou inglês.

Previsão de implantação da bolsa: fevereiro de 2022.
Valor da mensalidade da bolsa de Pós-Doutorado: R$ 4.100,00.