Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 29 de Agosto de 2023 às 14:34

Central Analítica

A Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH) atua em diversos setores, tendo como eixos principais a gestão de projetos, as aquisições para laboratórios, a prestação de serviços e a comercialização de produção excedente.  

No prédio do Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB) funcionam grande parte das atividades da Central Analítica, que está dividida em 3 grandes unidades (Central Analítica I - LaBiMol, Central Analítica II – Bioativos e Central Analítica III – Cluster Tapajós) todas vinculadas à RIDH.

A Central Analítica da Universidade Federal do Oeste do Pará tem por finalidade proporcionar serviços de análises para usuários de áreas multidisciplinares do conhecimento a partir de infraestrutura em técnicas analíticas e de microscopia, com o objetivo de viabilizar, aprimorar e promover pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação na UFOPA e sociedade, com inserção em atividades de ensino em nível de graduação e pós-graduação, extensão, inovação e prestação de serviços na região oeste do Pará.

As Centrais Analíticas I e II da Ufopa são compostas por diversos espaços laboratoriais com vistas à prestação de serviços em variadas técnicas analíticas, cujas competências baseiam-se em: 

Central Analítica I - Laboratório de Biologia Molecular (LaBiMol): localizado na unidade NTB, o laboratório é responsável com realizar testagem para o diagnóstico da Covid-19 na comunidade acadêmica da Ufopa. Após pandemia, seu projeto é ampliar as análises com a inserção de novos serviços na área de biologia molecular. O LaBiMol é resultado de uma parceria de gestão entre o Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas - ICTA (área técnica) e a RIDH (área administrativa).

/media/file/site/ridh/imagens/2022/24a3fefd23c674be0c88b62c9c833d8d_FAd54QX.png

Central Analítica II - Bioativos: localizada na unidade NTB, é responsável por 15 laboratórios (5 em funcionamento e os demais em implantação), fornecendo
apoio às atividades de ensino, pesquisa, inovação e extensão, prestação de serviços às comunidades interna e externa, tendo como principal característica a utilização multidisciplinar;

/media/file/site/ridh/imagens/2023/4a283ff12fa61e3a086ca40210b85931_swjkrNq.png

Regimento da Central Analítica  da Universidade Federal do Oeste do Pará está disponível para acesso.

Para solicitação de uso dos equipamentos de análises,  acessar os Formulários de Solicitação de Análises da Central Analítica II.

Para solicitação de agendamento de salas e equipamentos acessar o Site Central Analítica II

 

 

/media/file/site/ridh/imagens/2022/6d32bc9848b8d2e49ee52402dee88ee5_feFkRDz.png  centralanalitica@ufopa.edu.br

Texto: Neylaine Santana / Comunicação RIDH.