Você está aqui: Página Inicial Sobre

Sobre o evento

Desde 2003 ocorre, a cada dois anos, o Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável, alternadamente, em ambos os países. Após o sucesso das edições dos Simpósios já realizados, em 2003 em Tübingen, 2005 em Santa Maria e Santa Cruz do Sul - RS, 2007 em Freiburg, 2009 em Curitiba - PR, 2011 em Stuttgart. O próximo em 2013 será na região Amazônica, na cidade de Santarém, Estado do Pará, Brasil.

 

6º Simpósio Brasil - Alemanha de Desenvolvimento Sustentável

 

Amazônia – Gestão integrada do desenvolvimento sustentável

 

CONCEPÇÃO GERAL

O 6º Simpósio Brasil-Alemanha será realizado nas dependências da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, no período de 29 de setembro a 3 de outubro de 2013.


FINALIDADE

  • Debater e avaliar as dificuldades e perspectivas da pesquisa e desenvolvimento na área de recursos naturais, energias renováveis, preservação da biodiversidade e agricultura sustentável, sobre os pontos de vista científico, sociopolítico e econômico, no âmbito das relações Brasil-Alemanha.
  • Proporcionar à comunidade científica fórum de integração interdisciplinar, acerca do tema do evento, bem como interfaces de aproximação ao Poder Público e à economia dos dois países.
  • Propor contribuição relevante para o incremento da cooperação binacional, mediante proposições da comunidade científica sobre políticas públicas e ações de integração entre a ciência, o Estado e a economia, em benefício do desenvolvimento socioeconômico sustentável.
  • Integrar pesquisadores em grupos de trabalho de áreas específicas para que apresentem projetos e resultados em diversos âmbitos de cooperação e possam propor ações de incremento da pesquisa básica e aplicada para o avanço tecnológico nos dois países.
  • Apresentar Santarém e o Pará como sedes promissoras de projetos de cooperação.