Ultima atualização em 23 de Dezembro de 2018 às 03:24
Órgão suplementar ligado à Reitoria, a Coordenação de Comunicação da Ufopa tem como missão coordenar o processo de criação, implantação e execução da política de comunicação institucional, bem como desenvolver estratégias de divulgação das ações institucionais para os públicos interno e externo da instituição. Órgão de assessoria de imprensa, a Coordenação de Comunicação é responsável pela divulgação, interna e externa, das diversas atividades e ações institucionais realizadas pela Ufopa, principalmente no que se refere ao ensino, pesquisa e extensão.
Com o objetivo de estabelecer um fluxo permanente de comunicação e de diálogo com os diversos públicos da universidade, a Coordenação de Comunicação realiza, diariamente, várias atividades, tais como: elaboração de conteúdo jornalístico (matérias, notas e sugestões de pauta) para a divulgação das ações da Universidade; atendimento da imprensa (sugestão de fontes, agendamento e acompanhamento de entrevistas); atualização e gerenciamento do conteúdo jornalístico do sítio da Ufopa e de mídias sociais digitais, como o Facebook ; flickr e o Twitter; ações de comunicação interna, por meio da divulgação de notícias pelo Sistema SIG-Ufopa; alimentação de conteúdo do Mural eletrônico da Ufopa; produção do J e do Boletim de Notícias da Ufopa, além da edição e divulgação do Boletim de Atos Administrativos; entre outras.ornal da Ufopa
Competências e Atribuições
Implantar, coordenar e executar a política de comunicação institucional da Ufopa, baseada nos princípios norteadores da comunicação pública e em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufopa;
Atender às demandas de informação e de entrevistas dos veículos de comunicação local, regional e nacional (assessoria de imprensa);
Promover a integração entre a Universidade e a comunidade, através dos meios de comunicação internos e externos;
Promover a divulgação das atividades acadêmicas, de ensino, pesquisa e extensão, por meio da produção jornalística e de assessoria de imprensa;
Produzir conteúdo e gerenciar os veículos oficiais de comunicação institucional (jornal, boletim eletrônico, sítio, mídias sociais etc.);
Realizar a cobertura jornalística de eventos institucionais e atividades acadêmicas, proporcionando visibilidade às diversas áreas de atuação institucional;
Assessorar campanhas de comunicação institucional em parceria com os demais setores da instituição;
Facilitar o acesso às informações de interesse institucional por meio dos veículos oficiais de comunicação institucional.
Não são atribuições da Coordenação de Comunicação
Revisão de documentos oficiais da Universidade;
Organização e apresentação de eventos;
Reserva de espaços e equipamentos (datashow, microfones, câmeras, caixas de som etc.);
Elaboração de convites para eventos;
Serviço de filmagem e fotografia;
Distribuição de cartazes, fôlderes etc.;
Diagramação de livros, publicações e anais de eventos.