Aula Pública de luto e revolta pelo incêndio do museu nacional

Abertura: 18 de Setembro de 2018 às 17:00

Termino: 18 de Setembro de 2018 às 20:00

Local: Centro Cultural João Fona

Nesta terça-feira, 18, será realizada uma aula pública no Centro Cultural João Fona como expressão de luto e revolta pelo Incêndio no Museu Nacional, ocorrido no último dia 2 de setembro.

A aula é organizada pelo Programa de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), pelo Centro Cultural João Fona e Secretaria Municipal de Cultura. Será realizada das 17h às 20h, sendo aberta à sociedade.

O incêndio do Museu Nacional atingiu de maneira direta toda a ciência brasileira e mundial e, diretamente, os profissionais da Antropologia, Arqueologia, Gestão e História.

Com a programação, os organizadores propõem uma jornada de reflexão com a sociedade santarena sobre o quanto a destruição do Museu atingiu a todos, principalmente por ser um lugar de referência das ciências humanas e do exercício da ciência no Brasil.

A Aula Pública também será um momento para se discutir a situação atual do patrimônio histórico, arqueológico e documental santareno. Vão participar professores e estudantes da Ufopa e de outras instituições. Entre os convidados, estão pesquisadores vinculados ao Museu Nacional.

As inscrições para emissão de certificado devem ser feitas pelo formulário on-line AQUI.

Breve apresentação do evento: Gabriela Prestes Carneiro e Miguel Aparicio

O incêndio do Museu Nacional e as coleções do Oeste do Pará

O Museu Nacional visto pelos seus pesquisadores

Processos de Musealização e Patrimonialização na nossa região