Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Doc “Remedio México” de Cucho Ramírez é exibido por grupo de estudos

Abertura: 6 de Outubro de 2022 às 14:00

Termino: 6 de Outubro de 2022 às 17:00

Local: Auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon

Nesta quinta-feira, dia 6, às 14h, no auditório Wilson Fonseca, na Unidade Rondon, o Grupo de Estudos em Ecologia Histórica e Política das Bacias dos Rios Trombetas, Tapajós e Xingu irá exibir o filme documentário "Remedio México", do cineasta de Cucho Ramírez. Na ocasião, haverá debate com a presença do co-produtor do documentário, Néstor Jiménez Diaz e da coordenadora da Associação de Mulheres Munduruku Wakoborun, Maria Leusa Munduruku.

Sinopse do Documentário

REMEDIO MÉXICO
Direção: Cucho Ramírez Sagredo
Duração: 1:04:32

Os povos originários do México resistem e se revoltam contra a expropriação dos seus recursos naturais e a violência às suas formas de vida.
O Congresso Nacional Indígena (CNI) é a voz desses povos. Surgido a partir do levante do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) e seu diálogo com a sociedade civil, o CNI se organizou para exigir e defender os direitos e as culturas indígenas.
Denunciante da corrupção política, historicamente, se recusou a participar no sistema eleitoral. Depois de vinte anos de vida, com muitos maus-tratos e expropriações, o CNI acredita que é urgente incorporar as suas reivindicações à agenda do país, e faz uma mudança de estratégia. Em comunidades e cidades por todo o México é discutida uma proposta surpreendente. Os povos iniciam um caminho firme em direção à unidade.

Comunicação/Ufopa

4/10/2022

 

Participantes:

Sociedade em geral

Contatos:

Bruna Cigaran Da Rocha

bruna.rocha@ufopa.edu.br