I Fórum de Planejamento e Gestão da Ufopa

Abertura: 13 de Novembro de 2019 às 08:00

Termino: 14 de Novembro de 2019 às 18:00

Local: Santarém, Unidade Rondon

Objetivo: discutir a melhoria da gestão na Universidade com o foco nos resultados institucionais.

Nos próximos dias 13 e 14 de novembro será realizado o I Fórum de Planejamento e Gestão da Ufopa, que tem como objetivo principal trazer discussões sobre a melhoria da gestão na Universidade, com foco nos resultados institucionais. Segundo o reitor da Ufopa, Hugo Diniz, “o Fórum será um grande espaço de discussões sobre eficiência na gestão; agora que temos o nosso PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), podemos saber exatamente aonde queremos chegar, objetivos e resultados que pretendemos alcançar”.

O fórum terá uma programação composta por diversos painéis com facilitadores que debaterão temas como governança, riscos, relatório de gestão, planejamento estratégico, tático e o novo Plano de Gestão Orçamentário, que agora passará a ter os objetivos estratégicos da Ufopa como parâmetros para sua elaboração. Além destes temas, o Fórum terá palestra de abertura com o tema “Sistemas de indicadores como ferramenta para a eficiência na gestão pública”, a ser ministrada por Márcio Lima Medeiros, diretor de Administração e Finanças do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e professor da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O planejamento de compras e aquisições também será debatido. Segundo a vice-reitora, Aldenize Xavier, “a Ufopa precisa evoluir em seus processos, de modo que permitam uma execução orçamentária eficiente, dentro do que as unidades necessitam de fato. Um exemplo é a compra de equipamentos desalinhados com os espaços físicos e demais condições de instalação. É normal termos equipamentos encaixotados. Isso é um problema de gestão, precisamos ter uma política de aquisição que reflita nossa estratégia e que permeie toda a Universidade”. No Fórum os dirigentes das unidades poderão apresentar suas demandas de aquisição de equipamentos. “A ideia é que os equipamentos contribuam para que as unidades possam ter uma entrega importante para a comunidade; já temos boas expectativas como a Farmácia Escola do Isco e o Conecta Ufopa do Ctic”, ressaltou Xavier.

Com o Fórum de Planejamento e Gestão pretende-se instituir permanentemente um espaço para o debate sobre estratégia institucional. Segundo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Rogério Cruz, “a comunidade acadêmica e a sociedade em geral têm na Ufopa grandes expectativas; precisamos seguir o mapa estratégico elaborado, lá temos a nossa rota para 2023, com missão e visão de futuro, fundamentadas por nossos valores e 16 objetivos estratégicos que nos permitirão ter maior controle sobre nossas ações para aperfeiçoá-las sempre que possível. O Fórum será mais um espaço para que isso aconteça. Precisamos de diálogo e muita ação. A comunidade acadêmica e o Oeste do Pará anseiam por essa evolução”.

O I Fórum de Planejamento e Gestão faz parte das comemorações dos 10 anos da Ufopa e suas atividades serão realizadas na sala H305 da Unidade Rondon/Campus Santarém.

Mais informações aqui na página da Proplan: http://www.ufopa.edu.br/proplan/comunica/noticias/1-forum-de-planejamento-e-gestao-da-ufopa/.

11/11/2019

Participantes: