Outubro Rosa da Ufopa

Abertura: 18 de Outubro de 2019 às 10:00

Termino: 18 de Outubro de 2019 às 12:00

Local: Unidade Amazônia – Saguão do 1º andar

Progep promove atividade para marcar “Outubro Rosa da Ufopa”

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), realiza, a partir das 10h do próximo dia 18, uma programação para marcar o “Outubro Rosa da Ufopa”. Na ocasião, haverá roda de conversa ampliada, com a temática: “Aspectos preventivos do câncer de mama e colo uterino”. A facilitadora será a médica oncologista Dra. Vivian Costa. O local será o saguão do 1º andar da Unidade Amazônia, próximo a lanchonete.

Por que conversar sobre câncer de mama na Universidade? O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres brasileiras. Embora haja diversos fatores que estão relacionados ao desenvolvimento da doença, existem também medidas de proteção, que serão o enfoque da roda de conversa. A campanha destaca ainda a importância da detecção precoce, pois melhores são os resultados do tratamento, o que contribui para reduzir a incidência de mortalidade, segundo dados de 2019 do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Por que discutir sobre câncer de colo uterino na Campanha “Outubro Rosa da Ufopa”? Porque o câncer de colo do útero está entre os tipos de câncer com  maior chance de prevenção, por meio do exame ginecológico preventivo, por exemplo. Além disso, tem alta incidência e as maiores taxas de mortalidade estão na região Norte do Brasil, segundo o Inca.

Serviço:

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/60ec6458fe995dd3e69e469209bc3809.jpg

Comunicação/Ufopa, com informações dos organizadores

7/10/2019

Participantes: