PPGBEES - Mesa-redonda: “Padrões e processos estruturantes da biodiversidade em áreas úmidas amazônicas”

Abertura: 9 de Agosto de 2019 às 09:20

Termino: 7 de Agosto de 2019 às 12:00

Local: Auditório Wilson Fonseca- Unidade Rondon

O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade (PPGBEES) da Ufopa promove dia 9 de agosto de 2019 a mesa-redonda “Padrões e processos estruturantes da biodiversidade em áreas úmidas amazônicas”. A atividade é aberta ao público e se iniciará às 9h no Auditório Wilson Fonseca, na Unidade Rondon/Campus Santarém.

Serão apresentados os resultados dos projetos da Rede Ripária pelos coordenadores: Maria Teresa Fernandez Piedade e Jochen Schöngart, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); Alan Cavalcanti da Cunha, da Universidade Federal do Amapá (Unifap); e Thiago José de Carvalho André, da Ufopa.

A zona ripária é formada por igarapés e florestas alagáveis e ocupa cerca de 30% da região amazônica. A Rede Ripária busca descobrir como funcionam essas áreas úmidas e como a vegetação se adapta a esses ambientes, concentrando pesquisas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uatumã, no Amazonas; Floresta Nacional do Amapá; e Flona do Tapajós, no Pará.