Ultima atualização em 22 de Abril de 2020 às 13:14

Grupo de pesquisa lança cartilha em Wai Wai sobre Covid-19

A falta de esclarecimentos sobre a Covid-19 entre os Wai Wai e a falta de tratamento e medicamentos específicos levaram o antropólogo e sanitarista Prof. Dr. Rui Harayama, do grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva na Amazônia (Pesca) do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa, a criar uma cartilha destinada a esses povos.

Com o título Avisos importantes sobre o coronavírus para os povos indígenas Wai Wai, “o trabalho foi feito a partir do material original escrito em língua portuguesa, Recado importante aos povos indígenas, produzido pelo Projeto Xingu da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e foi traduzido em Wai Wai para que os povos indígenas tenham acesso sobre prevenção a Covid-19”, informou Harayama. Ele disse ainda que a ideia de manter o material é para ampliar o alcance: “Acreditamos que manter o material bilíngue atinge um público ainda maior”.

A versão para a língua Wai Wai foi feita por Elaíde Tapuri Wai Wai, estudante da Ufopa e bolsista do projeto Pesca. Segundo Elaíde, a cartilha ajuda na comunicação, reforça as orientações para que eles não se desloquem para a cidade e esclarece que a Covid-19 não é igual a uma gripe.

Além de distribuída amplamente através de aplicativo de mensagens, a cartilha está disponível aqui:

O grupo Pesca é ligado ao Instituto de Saúde Coletiva (Isco) e foi criado em 2018, sendo atualmente coordenado pelo Prof. Dr. Teógenes Luiz da Silva Costa.

Informações complementares sobre Covid-19 e saúde indígena podem ser solicitadas por meio do endereço eletrônico rui.harayama@ufopa.edu.br.

Lenne Santos - Comunicação/Ufopa

22/4/2020