Criado em 8 de Abril de 2020 às 10:48

Ufopa adia viagem do Abaré

8 de Abril de 2020 às 10:48

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) decidiu adiar a viagem do barco-hospital Abaré prevista para o próximo dia 13 de abril. A decisão foi tomada para garantir a segurança de saúde, tanto dos profissionais quanto dos assistidos por meio da embarcação.

O Grupo de Trabalho Técnico-Científico de Enfrentamento do Coronavirus (Covid-19) emitiu o comunicado nº 2/2020, com recomendações a ser seguidas antes da próxima viagem do Abaré. “A viagem do dia 13 não irá ocorrer, pois não há tempo para que os profissionais cumpram a quarentena recomendada pelo documento antes de partir”, explicou a vice-reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, que completou: “Mas a viagem de maio está confirmada”.

Entre as recomendações contidas no documento está a de que: “Os membros da equipe tripulante e profissionais de saúde devem passar por um período de quarentena de 14 dias prévios a cada viagem programada, praticando rigorosamente o isolamento social”.

O documento recomenda também a possibilidade de testagem rápida para os profissionais e tripulantes, além da obrigatoriedade do uso dos equipamentos de proteção individual (Epis).

A Reitoria da Ufopa enviou ofícios para a Secretaria Municipal de Saúde, Ministério Público Estadual e Projeto Saúde e Alegria, comunicando as recomendações e sugerindo um novo calendário para as viagens.

“Em maio, a previsão é de que pelo menos 10 mil pessoas de 40 comunidades sejam beneficiadas com as ações básicas de prevenção e saúde levadas por meio do barco Abaré”, informou a Diretora da Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH), Flávia Rebello, responsável pelas atividades do barco Abaré.

Ela  informou ainda que é possível que as equipes fiquem em quarentena dentro do barco, antes da viagem. “É provável que esta equipe de saúde já entre em isolamento mesmo, dentro do barco, 14 dias antes da partida, que está prevista para o proximo dia 11 de maio”.

Confira AQUI o comunicado nº 2/2020 do GT Técnico-Científico de Enfrentamento do Coronavirus (Covid-19).

Comunicação Ufopa

7/4/2020