Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 10 de Junho de 2020 às 18:09

Abaré já tem data marcada para atendimento às famílias do rio Arapiuns


Entre as ações de atenção básica à saúde haverá distribuição de kits de higiene e prevenção da Covid-19.

O navio Abaré estará na região do rio Arapiuns no período de 15 a 24 deste mês de junho. Serão 10 dias em que os profissionais de saúde estarão atendendo às 1.900 famílias que compõem as 59 comunidades. Esta etapa é a retomada das ações regulares do navio após a suspensão ocorrida no início de abril deste ano, ao considerar o parecer emitido pelo Comitê de Crise da Ufopa, para evitar a propagação do vírus às comunidades que, à época, ainda não apresentavam casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus.

As ações de atenção básica à saúde das populações ribeirinhas serão feitas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém e com a Coordenação de Rios. Na oportunidade, haverá distribuição de 2.000 kits de higiene e prevenção à Covid-19. A parceria para essa distribuição é com o Projeto Saúde & Alegria.

A equipe será composta por um médico, dois enfermeiros, dois técnicos em enfermagem, um farmacêutico e demais tripulantes. Toda a tripulação e a equipe de saúde serão testadas para a presença de Covid-19 antes da partida do Abaré de Santarém.

Vale lembrar que todas as ações serão precedidas de higiene da equipe e da embarcação, em atendimento às orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Durante os atendimentos dos profissionais, haverá uso permanente de equipamento de proteção individual (EPI), incluindo máscaras face shield, fabricadas pela Ufopa.

Ainda para manter a proteção de todos, o Abaré ficará ancorado distante das comunidades. A equipe de profissionais de saúde irá prestar atendimento em terra e embarcações como lanchas serão disponibilizadas para apoio nos deslocamentos.

A Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH) é a atual gestora do Abaré na Ufopa, e vai disponibilizar dois servidores para acompanhar as ações durante os 10 dias de viagem.

Comunicação/Ufopa

8/6/2020, atualizada em 10/6/2020

Notícia em destaque