Ultima atualização em 19 de Setembro de 2018 às 12:31

Abaré recebe visita da Delegação da União Europeia no Brasil

A visita oficial integrou a missão anual dos embaixadores da União Europeia no Brasil, que passaram três dias conhecendo o estado do Pará.

Pertencente à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o barco-hospital Abaré recebeu, no dia 15 de setembro de 2018, em Santarém (PA), a visita oficial da delegação da União Europeia no Brasil. Representantes das embaixadas de 14 países-membros da União Europeia conheceram as instalações do Abaré e receberam informações sobre as ações na área da saúde que são desenvolvidas mensalmente pela embarcação junto às comunidades ribeirinhas.

A visita ao barco-hospital Abaré, que já recebeu apoio financeiro da União Europeia, através do Projeto Saúde e Alegria, contou com a presença do reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz; do prefeito de Santarém, Nélio Aguiar; e do embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho. A programação fez parte da missão anual dos chefes de missão adjuntos da União Europeia no Brasil, ocorrida no período de 12 a 15 setembro, com o intuito de conhecer o estado do Pará e aprofundar oportunidades de cooperação.

“Viemos numa missão ligada à delegação da União Europeia no Brasil, com representantes de muitas das embaixadas europeias, e hoje é um dia dedicado a olhar alguns projetos de cooperação para o desenvolvimento”, explica o embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho. “Este projeto nos dá muita alegria em conhecer pessoalmente, porque foi a União Europeia que financiou o primeiro barco, com a ONG Saúde e Alegria. O projeto teve um grande sucesso, porque foi replicado pelas autoridades locais e hoje existem cerca de 80 embarcações na região amazônica”.

Para o reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, a visita da delegação da União Europeia ao navio-escola Abaré foi muito importante. “Fico muito feliz de ter o retorno do embaixador, pois a União Europeia esteve no início do projeto e eles ficaram muito satisfeitos com o que viram hoje. O Abaré é um presente que a Universidade recebeu e estamos com muita dedicação para que, junto com outros parceiros, continue fazendo esse atendimento médico, que é importantíssimo para a região do Tapajós”.

Segundo o reitor da Ufopa, além das obrigações com a manutenção do navio, a Universidade fará um investimento para a aquisição de equipamentos, visando a melhoria da capacidade de atendimento na área médica. “Temos também sinalizações de investimentos da iniciativa privada para que seja instalada energia solar no barco, além da mudança dos motores do navio. O Abaré ainda vai fazer muita história na nossa região”.

Missão - O acompanhamento da implementação de projetos de cooperação bilateral entre a União Europeia e o Brasil, em execução no estado do Pará, assim como a temática dos Direitos Humanos, pautaram os três dias da missão oficial da delegação da União Europeia no estado, que contou com a presença da chefe adjunta da Delegação da União Europeia, ministra Claudia Gintersdorfer, do embaixador de Luxemburgo e de representantes das embaixadas da Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, França, Finlândia, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, República Tcheca e Suécia.

17/9/2018

Delegação da União Europeia em visita ao Abaré. Foto: Comunicação/Ufopa