Ultima atualização em 23 de Julho de 2020 às 11:30

Abaré retoma expedição na tarde desta quinta-feira, 23 de julho

Após a confirmação de dois casos positivos de Covid-19, na última terça-feira, entre membros da equipe da embarcação Abaré, novos testes foram realizados nos demais integrantes do grupo para verificar a possibilidade de a expedição continuar. Os resultados saíram nesta manhã, e como todos foram negativos para a Covid-19, os atendimentos vão continuar a partir da tarde desta quinta-feira, 23 de julho.

A informação foi passada pela diretora da Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH) da Universidade Federal do Oeste do Pará, Flávia Rebello. Segundo ela, os atendimentos seguirão até o dia 31 de julho em comunidades de Aveiro e Belterra, como estava na programação.

As comunidades do Tapajós, no município de Santarém, que estavam na relação da expedição, mas que não puderam receber os atendimentos devido à interrupção, irão receber a equipe em outro momento a ser programado pela gestão do Abaré. Essas comunidades são Jatequara, Paranapixuna, Jaca, São Tomé, Boim, Pau da Letra, Rosário, Tucumatuba, Nuquini, Nova Vista e Samaúma.

A diretora da RIDH reforça que a embarcação passa por sanitização diária e as equipes mantêm rigoroso protocolo para evitar a propagação do vírus. “É importante destacar que todos os membros da equipe fazem o teste para a Covid-19 antes da expedição, após parte da viagem e também ao final. São testes PCR para garantir a eficácia dos resultados e a segurança do trabalho”, disse Flávia. Ela esclareceu que a sanitização é um processo ordinário no Abaré mesmo antes da pandemia. “Com a Covid-19 a gente intensificou a sanitização, sendo feita diariamente e, em alguns casos, até duas vezes ao dia. Além disso, quando a equipe desembarca nas comunidades, já sai com os equipamentos de proteção individual (EPI), e na volta a própria equipe passa por sanitização”, finalizou.

Sobre os casos positivos registrados na equipe do Abaré, a Ufopa expediu uma nota de esclarecimento na terça-feira.

Os atendimentos no Abaré seguem as orientações do Comunicado 02/2020 do Grupo de Trabalho Técnico-Científico de Enfrentamento do Coronavírus (Covid-19).

23/07/2020

Abaré nas comunidades