Ultima atualização em 25 de Janeiro de 2022 às 15:59

Abertas inscrições para Programa de Bolsa Permanência até 28 de fevereiro

Foram destinadas apenas 33 bolsas para a Ufopa. Proges recomenda que todos os estudantes efetuem o cadastro

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta semana as inscrições para o Programa de Bolsa Permanência (PBP), destinado a estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de graduação presencial ofertados em instituições federais de ensino superior. As inscrições ocorrem até 28 de fevereiro pelo Sistema de Gestão de Bolsa Permanência (SISBP).

Para a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o MEC disponibilizou apenas 33 bolsas, no valor de R$ 900 cada. Porém, atualmente a Ufopa conta com 366 estudantes que não recebem o PBP.

Em comunicado, a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) recomenda que todos os estudantes indígenas e quilombolas ingressantes nos anos de 2020 e 2021 se inscrevam no PBP, ainda que o quantitativo ofertado pelo MEC não atenda à demanda real da instituição.

A questão do quantitativo de bolsas ofertadas será tratada em reunião entre o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) e o MEC, marcada para o próximo mês. Somente após isso e reunião com a Comissão Interdisciplinar Permanente de Acompanhamento dos Estudantes Indígenas e Quilombolas (CIPAEIQ/Ufopa), a Ufopa deve autorizar as inscrições realizadas e encaminhá-las ao MEC via SISBP.

Dúvidas – Para orientar no processo de inscrição, a Proges irá atender aos estudantes de forma presencial de segunda a quinta-feira, das 14h às 17h, na sala 135 C, BMT 2, Unidade Tapajós/Campus Santarém; e, de forma remota, pelo e-mail dae.proges@ufopa.edu.br.

Os discentes vinculados a outros campi também poderão solicitar esclarecimentos aos coordenadores acadêmicos.

Acesse o comunicado da Proges e veja como se inscrever.

25/01/2022