Ultima atualização em 7 de Dezembro de 2018 às 16:08

Aberto na Ufopa o I Encontro Regional de Ciências e Tecnologias Educacionais

Começou nesta sexta-feira, 7, o I Encontro Regional de Ensino de Ciências e Tecnologias Educacionais (Erect), organizado pelo Programa de Ciências Exatas, Centro Acadêmico de Licenciatura em Informática Educacional e Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). O evento ocorre na Unidade Rondon da Ufopa.

Após a abertura, foi realizada a mesa-redonda “O Ensino de Ciências e Tecnologias Educacionais: desafios e perspectivas”, na qual estiveram presentes pesquisadores de várias instituições. Um dos pesquisadores foi o professor Márcio Darlen Lopes Cavalcante, que também fará palestra em outros momentos. Ele destaca a importância da temática do evento: “A discussão do tema, que é tão relevante, gira em torno dos usos das tecnologias na questão do ensino, na questão do ensino-aprendizagem. Há uma grande polêmica hoje com relação à forma como o aluno utiliza as informações que recebe no dia a dia dentro da sala de aula, o fato de que essa informação está disponível com grande volume, com grande facilidade. A questão envolve a escola, que tem o papel de fazer com que esse aluno faça análise crítica dessa informação”, ressalta o professor.

O encontro segue até sábado, 8, com atividades como palestras, minicursos, rodas de conversa, mesas-redondas e apresentação de trabalhos na forma de pôster.

O objetivo é proporcionar discussões relacionadas ao ensino de ciências e tecnologias entre estudantes de licenciatura e pós-graduação, professores da educação básica e superior e pesquisadores, sendo um espaço para compartilhamento de ideias e debates críticos sobre ensino e tecnologias.

Confira fotos da abertura do evento.

7/12/2018

Fotos: Ayla Tapajós