Ultima atualização em 23 de Abril de 2019 às 12:44

Abertura do Esporte: evento apresenta atividades esportivas para 2019

A Coordenação de Esporte e Lazer (CEL), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), realizou na manhã desta terça-feira, 23 de abril, no Auditório da Unidade Rondon, Campus Santarém, o evento “Abertura do Esporte na Ufopa”, que teve por objetivo atender à transparência da atuação administrativa, bem como informar à comunidade acadêmica sobre as atividades e projetos relacionados ao esporte e lazer planejados para o ano de 2019.

A Coordenação de Esporte e Lazer (CEL) é responsável pela promoção anual de diversas atividades esportivas, como os Jogos Internos da Ufopa (Jiufopa), os Jogos dos Calouros e dos Servidores, além da programação do Dia do Estudante. O setor também viabiliza a participação dos alunos atletas nos Jogos Universitários Brasileiros, que hoje conta com etapas estaduais, regionais e nacional.

Para a realização dessas atividades em 2019, a universidade conta com um orçamento de R$ 241.000,00, oriundo do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), além de R$ 20.700,00 para custeio de processos de licitação de serviços e materiais. Para este ano estão previstas diversas ações, como a realização do Seminário do Esporte em julho, cujo objetivo é chamar a atenção de alunos e atletas locais sobre temáticas relacionadas à prática esportiva; e dos Jogos Internos da Ufopa (Jiufopa), na primeira semana de novembro.

A reunião contou com a participação da Diretora de Acompanhamento Estudantil (DAE), Marciana Lima Goes; do Coordenador de Esporte e Lazer, Endrew Henrique Barreto; e dos servidores da CEL, Aldo Sousa Campos, Jonnes Santos Farias Pedroso e Thiago Moura de Siqueira, que apresentaram as principais ações previstas para este ano no âmbito do esporte comunitário, de competição e paradesporto.

No âmbito do esporte comunitário, serão realizados torneios de tênis de mesa e de pebolim, além de uma caminhada ecológica na trilha da Serra da Piraoca, com a participação de 40 estudantes, no dia 29 de setembro. Outra ação prevista é a implementação de bolsas de tutoria de gestão de clubes esportivos internos, com o intuito de organizar e incentivar a prática de diversas modalidades. O primeiro será o Clube de Xadrez, que contará com edital para seleção de bolsista.

Confira aqui a apresentação da CEL com o planejamento das atividades de 2019.

23/4/2019

Servidores da CEL apresentaram as atividades de 2019. Foto: Maria Lúcia Morais.