Ultima atualização em 24 de Abril de 2019 às 16:46

Abril Verde: Encontro orienta comunidade acadêmica a prevenir riscos ocupacionais

O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes relacionados ao trabalho. Segundo dados do Anuário Estatístico da Previdência Social, em 2017 foram registrados 549 mil acidentes de trabalho, sendo 23.859 apenas na região Norte do país.

Mas como identificar – e prevenir – doenças e acidentes no ambiente de trabalho? O II Encontro de Saúde e Segurança do Trabalho trouxe uma série de palestras para orientar servidores e discentes da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) a evitar riscos à saúde e segurança. O evento é promovido pela Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), e ocorre durante toda esta quarta-feira, 24 de abril de 2019, na Unidade Tapajós.

A vice-reitora, Aldenize Xavier, ressaltou que é preciso que a comunidade acadêmica conheça e siga as orientações de uso dos espaços: “Todas essas questões precisam fazer parte do nosso entendimento como servidor, como indivíduo, em relação à importância de nós seguirmos as orientações de segurança”.

“O trabalhador acidentado, além de passar pelo sofrimento relacionado à lesão física ou até mesmo à perda da vida, pode estar sujeito a danos psicológicos irreversíveis”, reiterou o Diretor de Saúde e Qualidade de Vida, Ruy Guilherme de Assis.

Em sua segunda edição, o encontro teve um aumento significativo da participação da comunidade acadêmica, além de profissionais de outros órgãos públicos de Santarém. Outra novidade foram as palestras voltadas à capacitação de servidores e discentes para atividades práticas dos cursos, que geralmente ocorrem fora da instituição, em parceria com o Corpo de Bombeiros e Marinha.

A programação começou com a palestra do professor Everton Cristo, que abordou os cuidados que servidores e discentes precisam ter no planejamento, execução e retorno de práticas de campo.

Em seguida, a técnica em segurança do trabalho Marlei Acordi e o técnico de laboratório Edvaldo Lemos orientaram como identificar riscos à saúde e quais medidas preventivas devem ser tomadas durante atividades laboratoriais. O tema será aprofundado pela Coordenação de Vigilância em Saúde do Servidor, no curso “Técnicas de Segurança Laboratorial”, voltado a docentes e técnicos de segurança e de laboratório. A capacitação será ofertada este ano, de acordo com o calendário de cursos da Coordenação de Desempenho e Desenvolvimento (CDD).

No final da manhã, os suboficiais da Marinha do Brasil Ismael Costa e Jonas Silva trataram de medidas de segurança que devem ser observadas por condutores e passageiros de embarcações.

À tarde, a programação continua com as palestras “Primeiros socorros”, com a cardiologista Ilmara Sousa, e “Prevenção de Doenças Endêmicas”, com o infectologista Renato do Carmo Said; e demonstração teórica e prática do Corpo de Bombeiros sobre prevenção e combate de princípios de incêndio.

Procedimentos para comunicar acidentes - A coordenadora de Vigilância em Saúde do Servidor, Priscila Lemos, explica que é importante notificar a DSQV sempre que o servidor sofrer um acidente ou for acometido por doença ocupacional: “A pessoa deve comunicar o mais rápido possível para que façamos o CAT – Comunicado de Acidente de Trabalho. Hoje nós temos uma subnotificação, em que o servidor não entende aquilo como um acidente de trabalho e não registra. Nosso objetivo é que as pessoas saibam o que é um acidente de trabalho e possam notificar a Diretoria, para que possamos tomar maiores cuidados”.

Após, a notificação, é realizada a perícia médica do servidor e iniciada uma investigação para detectar as causas da doença ou acidente e buscar estratégias de prevenção. Mais informações sobre o CAT podem ser consultadas na página da Progep.

24/4/2019