Ultima atualização em 16 de Dezembro de 2019 às 11:02

Aluna indígena da Ufopa recebe menção honrosa no Congresso Brasileiro de Uso Racional de Medicamentos

O trabalho "Uso Irracional de Medicamentos em Contexto Indígena", da acadêmica Edinara Wai Wai do bacharelado interdisciplinar em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa, recebeu menção honrosa no VII Congresso Brasileiro de Uso Racional de Medicamentos, que ocorreu nos dia 10, 11 e 12 de dezembro em Brasília (DF).

A pesquisa, orientada pelo professor Rui Harayama, investiga o consumo de medicamentos entre indígenas Wai Wai, apontando elementos históricos de uso irracional, como o processo de evangelização e uso de medicamentos injetáveis. Também foi evidenciado que medicamentos fitoterápicos têm baixa adesão entre os Wai Wai devido à presença de plantas na composição que não são encontradas em territórios da etnia.

O Congresso é organizado pelo Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (CNPURM) e pretende subsidiar a elaboração de diretrizes e estratégias para a promoção do uso racional de medicamentos.

Comunicação/Ufopa, com informações do Isco

16/12/2019