Ultima atualização em 14 de Setembro de 2020 às 19:29

Acadêmicas de Direito da Ufopa participam do Programa Simulação da ONU

As acadêmicas Rebeca Queiróz e Olga Castro, sob tutoria da acadêmica Laís Mota e da professora Bianca Medeiros, participaram, no sábado, 12, e domingo, 13 de setembro, do Programa Simulação, da Organização das Nações Unidas (ONU), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) e realizado em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor). Olga e Rebeca são integrantes da Liga Acadêmica de Direito Sumaúma (LADS), da Ufopa, coordenado pela professora Shirlei Florenzano.

Segundo a assessoria de imprensa da Sonu, é o primeiro modelo de simulação de organismos internacionais no estado do Ceará, sendo organizada por alunos bolsistas e voluntários de diversas instituições de Ensino Superior de Fortaleza, sob a orientação de docentes da UFC.

Fundada em 2004, a Sonu procura recriar todo o ambiente de organismos e tribunais internacionais, principalmente daqueles ligados ao sistema da ONU.

Na simulação, os participantes atuam como diplomatas, ministros, juízes, promotores e defendem os interesses dos países ou das partes que representam. Para tornar a experiência ainda mais realista, também são simuladas agências de notícias internacionais, as quais realizam toda a cobertura jornalística das simulações realizadas.

Para além das tradicionais simulações, a Sonu também realiza modelos de organismos tradicionais em escolas públicas e particulares de Fortaleza e fornece palestras, minicursos, publicações, campanhas solidárias e outras iniciativas ligadas às relações internacionais por meio dos demais projetos formalmente integrantes do programa Sonu: Sonu Escolas, Sonu Acadêmico e o Comitê de Imprensa Internacional (CII).

Integrantes do projeto NECIN (Núcleo de Estudos Clínicos de Conflitos Internacionais), as acadêmicas protagonizaram a denúncia e a defesa, conforme a metodologia Model United Nations ou Modelos de Simulação de Organismos Internacionais (MUNs), desenvolvida pelos estudantes da Universidade de Harvard, Estados Unidos, em 1927.

Para que a simulação tenha sucesso, é essencial que todos os envolvidos estudem profundamente os organismos simulados, os temas debatidos, tendo ainda clara compreensão do papel que devem desempenhar. Dessa forma, os modelos oferecem os mais diversos materiais de consulta para preparar os inscritos.

A Sonu, por sua vez, oferece guias de estudos, manuais do participante, regras de procedimento, modelos de documentos e diversos outros materiais acadêmicos, especialmente elaborados para tornar a preparação dos inscritos a mais completa possível. Todavia, cabe destacar que cada participante deve também procurar pesquisar por conta própria acerca do organismo que simulará, estudando sobre o país/agência internacional/posicionamento jurídico que irá representar.

O caso simulado "Comunidades indígenas do Xingu e outros vs República Federativa do Brasil" é referente à instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, obra que desde de seu primeiro projeto causa debate sobre sua necessidade e falta de estudos adequados sobre impactos entre ambientalistas, sociedade civil, defensores de direitos humanos e comunidade internacional acerca do posicionamento do Estado brasileiro.

Atualmente, o caso peticionado encontra-se em processo de admissibilidade dentro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, podendo ser julgado pela Corte Interamericana. Entre os graduandos que puderam simular tal caso, entraram em debate as mais recentes violações de direitos humanos pela implementação da Usina, deixando reflexão sobre as maneiras adotadas pelo Estado brasileiro na hora de implementar usinas hidrelétricas nas bacias hidrográficas da Amazônia.

As acadêmicas obtiveram excelente desempenho, posicionando a Ufopa no contexto da excelência do ensino jurídico.

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/04fe7ad4eb15ae1c9de3b578378b8a06.jpeg
Acadêmica Rebeca Queiróz

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/c7a4a890a33316ec6322ebfa08f371be.jpeg
Acadêmica Olga Castro