Ultima atualização em 6 de Dezembro de 2018 às 17:29

Alunos de Engenharia Florestal têm aula de campo sobre incêndios florestais

A turma de Engenharia Florestal 2015 do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Ufopa participou de atividades em campo na última semana de novembro com orientações do Corpo de Bombeiros. As atividades fizeram parte da disciplina "Incêndios Florestais", ministrada pela professora Daniela Pauletto.

No dia 26 de novembro foram realizadas atividades no entorno da Floresta Nacional do Tapajós, ministradas pela Brigada de Combate de Incêndio Florestal da Flona, sob a responsabilidade do chefe de brigada Antônio Nogueira. Os estudantes receberam orientações sobre a importância de uma brigada, composição, processo de seleção e sobre os principais materiais utilizados no combate a incêndios. Na prática, a turma desenvolveu ações a partir das técnicas brigadistas, como: linha negra, construção de aceiro, combate direto com uso de abafadores e acompanhamento de uma queima controlada.

Nos dias 29 e 30 de novembro de 2018, a aula foi realizada na Fazenda Experimental da Ufopa, localizada na rodovia Curuá-Una. A prática contou com o apoio do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros, representado pelos cabos Vieira e Galúcio. Os militares explanaram sobre os conceitos de incêndio florestal, propagação e tipos de incêndios florestais, composição das guarnições e brigadas, métodos e funções de equipamentos, manejo com o uso do fogo, técnicas de combate e prevenção.

Nas aulas, houve abordagem das noções de primeiros socorros, com ênfase no ABCDE do trauma e resgate de vítimas em locais de recursos limitados, com o uso de GPS e demais tecnologias para mapeamento.

Os alunos puderam exercitar o trabalho em grupo e a importância da organização e preparo para evitar acidentes em campo.

Confira aqui fotos das atividades de campo.

6/12/2018