Ultima atualização em 11 de Março de 2019 às 17:42

Acordo entre Ufopa, poder público e moradores garante obras do Campus de Alenquer

A Câmara Municipal de Alenquer aprovou e o prefeito Juraci Estevam de Sousa sancionou, na manhã da quinta-feira, 28 de fevereiro, a Lei n. 1.171/2019, que doa à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) o terreno localizado na Rua Beatriz do Vale, para para a construção do campus universitário no município. De acordo com a vice-reitora Aldenize Xavier, a doação é resultado de um intenso trabalho que reuniu a Administração Superior, docentes, alunos, lideranças comunitárias e a comunidade local.

Aldenize Xavier esteve na sexta feira, 22 de fevereiro, em Alenquer, onde participou de uma série de reuniões em busca de um acordo para definir o início das obras – já licitadas – do prédio da Ufopa naquele município. Aldenize Xavier reuniu-se com o vice-prefeito, Josino Filho (PP), representantes da Câmara Municipal, integrantes dos movimentos sociais e representantes dos moradores que ocupam o terreno destinado à construção do prédio do Campus Regional da Ufopa. A reunião foi intermediada pela então diretora do Campus de Alenquer, Lidiane Leão, da qual participaram também, além do vice-prefeito, o vereador Zezinho Valente, moradores da ocupação e integrantes dos movimentos sociais.

“Todos reconheceram a importância da permanência da Ufopa na cidade e estão empenhados em encontrar a melhor solução para o problema”, afirmou a vice-reitora. Ela explica também os detalhes do acordo a que chegaram: “O terreno, que hoje se encontra ocupado por algumas famílias, será repartido da seguinte forma: 60% serão destinados à Ufopa e os outros 40% serão doados aos moradores. Desta forma, a Ufopa poderá consolidar seu plano de infraestrutura no território ximango e os moradores deixarão de ser invasores, pois terão o título definitivo da terra". "O acordo será formalizado pela Prefeitura e protocolado na Câmara Municipal em breve”, concluiu Xavier.

A construção do Campus Regional de Alenquer será o maior investimento público na cidade e um dos maiores da região. “Serão investidos mais de R$ 4,2 milhões. O início das obras está previsto para o próximo dia 11 de março. A maior parte dos empregos gerados e os insumos que serão utilizados nas construções serão oriundos da própria cidade, gerando dezenas de empregos diretos e indiretos. Mais um passo importante da educação superior no coração da Amazônia”, informou a vice-reitora.

7/3/2019

Docentes, servidores e alunos do campus de Alenquer participaram da audiência na Câmara Municipal que aprovou a Lei de doação do terreno à Ufopa.