Ultima atualização em 30 de Maio de 2023 às 09:15

Afroliq/Ufopa realiza programação alusiva ao Dia Mundial da África

Na quinta-feira, 25 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial da África, será realizado em Santarém o I Encontro de Estudos do Grupo de Pesquisa em Literatura, História e Cultura Africana, Afro-Brasileira, Afro Amazônica e Quilombola (Afroliq), vinculado ao Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Com o tema “Africanidades Amazônicas: ensino, pesquisa e perspectivas”, o evento ocorrerá a partir das 9 horas no Auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon, situada no bairro do Caranazal.

Pela manhã, haverá palestra virtual com o tema “A categoria conceitual da dimensão pedagógica do cinema negro: a construção da imagem de afirmação positiva da africanidade brasileira”, a ser ministrada pelo professor Celso Luiz Prudente, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Em seguida, o professor Luiz Fernando de França, que coordena o evento, fará a apresentação do relatório final do “Projeto de Pesquisa Kiriku: relações raciais e literatura infantil antirracista nos Centros Municipais de Educação Infantil de Santarém (PA)”.

O encontro prossegue à tarde, a partir das 14 horas, com comunicações orais de projetos de dissertações de mestrado e de trabalhos de conclusão de curso que abordam a temática afro. O evento termina na sexta-feira, 26, com a realização pela manhã de oficinas afrocentradas para estudantes da educação básica.

Confira a programação completa no Instagram do Afroliq: https://www.instagram.com/afroliq.ufopa/.

22/05/2023, atualizado em 24/05/2023.